Cidades

Fiéis contam histórias de devoção a Nossa Senhora Aparecida

População comemora a data da padroeira Nossa Senhora Aparecida na Esplanada

Ana Maria da Silva*, Geovana Oliveira*
postado em 11/10/2019 06:00
Catedral Metropolitana Nossa Senhora AparecidaFoi com uma simples imagem quebrada que a fé do povo brasileiro se transformou. Há mais de três séculos, Nossa Senhora Aparecida se tornou a padroeira do país e de Brasília. A celebração reúne católicos espalhados pelo mundo e pelo Brasil. Em Brasília, a estimativa da Arquidiocese é de que 60 mil fiéis compareçam à celebração realizada na Esplanada dos Ministérios.

O padre Edilson Santos da Costa, do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, explica que na Igreja Católica a devoção aos santos implica seguir virtudes, valores e estilo de vida das pessoas santificadas. No caso de Nossa Senhora, a devoção é construída pela ideia da maternidade, que é representada por ela. ;Todos nós precisamos da representação familiar de uma mãe, e em Maria nós temos essa mãe na graça, mãe na fé, mãe na esperança e mãe na caridade;.

De acordo com o sacerdote, os fiéis veem a santa como mãe da igreja, e exemplo de amor e dedicação ao próximo e a Deus. ;Ela será vista como aquela que ama a Deus de todo o coração, sendo modelo para que nós, cristãos, possamos amar a Deus, e ao nosso próximo, nessa medida;, afirma.

O pároco diz, também, que na história de Nossa Senhora Aparecida é possível observar a posição de favorecimento e apoio ao sofrimento do homem. ;Sabemos que ela intercede, não só para a pessoa, individualmente, como também por toda a nação. Ela é exemplo não somente na igreja, mas para toda a sociedade. Acaba sendo a mãe da esperança do povo;, completa.

Devoção

Criada em uma família muito católica, a nutricionista e psicóloga Priscilla Aparecida de Morais Prado, 30 anos, conta que sua história com Nossa Senhora Aparecida começou no nascimento. ;Nasci prematura, com pouco mais que 6 meses, sem chances médicas de sobrevivência. Minha mãe, com sua fé inabalável, pediu intercessão à nossa mãezinha, Nossa Senhora Aparecida, para que intercedesse por minha vida, assim teria seu nome;, destaca.
Priscila Aparecida:

Apesar de passar um mês no hospital, entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o quarto, Priscilla explica que sobreviveu milagrosamente, e a promessa de sua mãe foi cumprida. A devota afirma que, durante toda a vida, Nossa Senhora Aparecida tornou-se a intercessora e protetora, como há 10 anos, quando teve um câncer de tireoide. ;Sempre que pedi sua proteção, lá estava ela. Nossa Senhora representa devoção, confiança e amor na minha vida. Olhar naqueles olhos de ternura me traz paz, conforto e força. Ela é o canal da graça;, diz.

A contadora Suelene Aparecida de Freitas Cardoso, 29, conta que Nossa Senhora Aparecida se fez presente durante toda a trajetória de vida. O primeiro contato foi ainda no ventre, quando foi consagrada à santa. Após isso, sua vida começou a ser repleta de acontecimentos que poderiam se tornar grandes tragédias, se não fosse pela devoção. Entre elas, uma queda que afetou a fala e um acidente de carro que resultou na fissura de três vértebras, e por pouco não a deixou paraplégica. Ela brinca: ;Eu sou gata de várias vidas, já perdi as contas;.

Para agradecer as graças alcançadas, Suelene decidiu fazer, em 2017, o trajeto conhecido como ;passarela da fé;, que liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, de joelhos. ;Algo tocou no meu coração que eu deveria passar por lá de joelhos. Não foi uma promessa, foi só um agradecimento por tudo que aconteceu na minha vida;, acrescenta. O local, que possui 392 metros de extensão, é um dos principais pontos de peregrinação durante o feriado da padroeira.

Protetora das grávidas

Conhecida também como protetora das grávidas e dos recém-nascidos, muitos fiéis pedem a intercessão de Aparecida para seus filhos ou nas gestações. A padroeira também esteve presente na história da enfermeira Graziela Aparecida Lopes Cardoso, 34. Ela conta que a genética de seu marido, o farmacêutico Júlio César Cardoso, 39, não permitia que pudessem ter filhos: ;Na família do meu esposo, há casos de homens estéreis, então estávamos cientes que não íamos ser pais;.
Graziela Aparecida e Júlio César:

Com 10 anos de casados, e três anos de inúmeras tentativas para engravidar, Graziela e Júlio decidiram ir até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, para fazer o pedido à santa. ;Pedi que se fosse da vontade dela, que me concedesse a graça de ser mãe. Após isso, uma amiga que também é devota me disse que logo seria, e que Nossa Senhora estava providenciando;, se emociona. No fim de julho, Graziela descobriu que estava grávida. ;Temos que agradecer à santa por estar ao nosso lado, e por sempre interceder por todos nós;, acredita.


Padroeira do Brasil


Foi em 1717 que três pescadores da região do Vale do Paraíba, em São Paulo, passaram a noite inteira em busca de peixes, mas não obtiveram sucesso. Durante as tentativas, eles tiraram das águas escuras uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça. Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as redes com uma quantidade abundante de peixes.
No local foi criado um pequeno altar como forma de agradecimento a Nossa Senhora pelo seu primeiro milagre. Nascia ali uma devoção à santa, nomeada Nossa Senhora Aparecida. Foi durante o Congresso Mariano que o líder do episcopado brasileiro, dom Sebastião Leme, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, apresentou aos bispos a proposta para pedir à Santa Sé (Vaticano) que declarasse Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil. A nomeação aconteceu em julho de 1930, pelo papa Pio 11.

A celebração


A Arquidiocese de Brasília celebra, neste sábado (12/10), a festa de Nossa Senhora Aparecida. Pela manhã, o evento contará com a Missa das crianças e, até as 12h, oferece programação especial para os pequenos. Às 17h será celebrada a Santa Missa dedicada à padroeira do Brasil. Logo após a Santa Missa, o fiel poderá participar da tradicional e solene procissão com a imagem da Padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e família (traga sua vela). O evento contará com barracas de alimentação durante todo o dia.


Programação


; Manhã

; 8h30 ; Santa Missa das crianças
; Ao final da missa: coroação de Nossa Senhora feita pelas crianças.
; Logo após a missa: festival de sorvete, pescaria de brinquedos infláveis e sorteios

; Tarde

; 13h30 ; Oração do Ofício de Nossa Senhora.
; 14h ; Oração do santo terço meditado
; 15h ; Homenagem dos Jovens à Nossa Senhora.
; 16h ; Momento Missionário
; 16h30 ; Preparação para a Santa Missa
; 17h ; Missa solene
; Logo após a Missa: solene procissão com a imagem da padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e família

*Estagiárias sob supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação