Cidades

Saiba o que abre e o que fecha no feriado deste sábado

Programe o lazer sem contratempos para atrapalhar

Juliana Andrade
postado em 11/10/2019 06:00
uma fila de ônibusAlguns tiram o dia para celebrar Nossa Senhora Aparecida, outros para brincar com as crianças e muitos para fazer as duas coisas. O feriado oficial é destinado à padroeira do Brasil, mas também é nesta data que a população comemora o Dia das Crianças. Entre eventos religiosos e programações infantis, o comércio vai abrir normalmente. Serviços públicos, como segurança e saúde, funcionam em sistema de plantão. Já o transporte público vai operar com 60% da frota.

O que abre e o que fecha

Saúde

Haverá alteração apenas nas unidades básicas de saúde, que não funcionam no feriado. Os centros de atenção psicossociais (CAPs) e os ambulatórios dos hospitais também ficam fechados no fim de semana. Os pronto-socorros dos hospitais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs), além do Samu, funcionam 24 horas.

Segurança

Todas as delegacias de polícia vão atender em regime de plantão ininterrupto de 24 horas, inclusive a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Comércio

Os shoppings devem abrir das 10h às 22h, já o horário das lojas de rua varia de acordo com a escolha de cada empresário. Os supermercados estão autorizados a funcionar. A decisão ficará a cargo dos proprietários. As farmácias terão expediente facultativo, exceto as que estão na escala de plantão e são obrigadas a abrir. Os bares e restaurantes funcionam durante todo o dia.

Na Hora

Os postos do Na Hora ficarão fechados no feriado.

Transporte

O transporte público do DF vai funcionar com escala comum de sábado e não de feriado. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, 60% da frota vai estar em operação. O Metrô funcionará das 5h30 às 23h30.

Hemocentro

O Hemocentro de Brasília não vai funcionar durante o feriado.


Lazer


; Catetinho

Para quem quiser aproveitar o feriado para visitar o Catetinho, o espaço vai funcionar normalmente, das 9h às 17h.

; Cine Brasília
O Cine Brasília vai funcionar normalmente, com atrações gratuitas e pagas. A programação pode ser consultada no site www.cultura.df.gov.br.

; Museu Nacional da República
O Museu Nacional vai funcionar normalmente no sábado, das 9h às 18h30.

; Museu Vivo da Memória Candanga
O Museu Vivo da Memória Candanga continua com a programação de cursos de costura, gravura, cerâmica, papel e da técnica pinhole, além de abrigar a exposição permanente Poeira, Lona e Concreto. As oficinas ocorrem a partir das 9h. Mais detalhes no site www.cultura.df.gov.br.

; Zoológico
O Zoológico funcionaá das 8h30 às 17h. A instituição preparou uma programação especial para o Dia das Crianças que começa às 9h. A entrada custa R$ 5 a meia e R$ 10 a inteira. Crianças com menos de 5 anos não pagam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação