Publicidade

Correio Braziliense

Saiba quem são os vencedores do Prêmio Correio Braziliense CasaCor 2019

Com votos de júris popular e especializado, profissionais de arquitetura, design e paisagismo receberam troféus em cerimônia realizada nesta sexta-feira (11/10). Premiação teve a parceria do Correio Braziliense


postado em 12/10/2019 07:00 / atualizado em 12/10/2019 16:50

Ver galeria . 15 Fotos Prêmio CasaCor 2019Minervino Júnior/CB/D.A Press
Prêmio CasaCor 2019 (foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press )
Em parceria com o Correio Braziliense, a CasaCor Brasília premiou, na noite desta sexta-feira (11/10), os melhores ambientes da mostra, em cerimônia exclusiva para convidados. Patrocinado pela Eurobike, o prêmio consagrou grandes nomes da arquitetura, do design e do paisagismo em 13 categorias, quatro delas votadas pelo público.

Com o ambiente Espelhos da Alma, os arquitetos Hélio Albuquerque e Sonia Peres, que trabalham juntos há mais de 25 anos, levaram dois prêmios: Sonho de sala, pelo júri popular, e Melhor uso de obra de arte, pelo júri especializado. O espaço foi projetado em homenagem ao goiano João Caetano, dono de uma das principais lojas de design do país, a Arquivo Contemporâneo. “Estamos muito felizes. A sensação é de missão cumprida”, disse Albuquerque. 

Outro ambiente que faturou dois prêmios foi o Loft Gabbro, que conquistou o júri popular nas categorias Sonho de banheiro e Sonho de quarto. A dupla de arquitetos Guilherme Bussamra e Elisa Fraga utilizou um muro de gabião (feito com pedras) para dividir o espaço e torná-lo apreciável de qualquer ponto.

Bussamra não escondeu a alegria. “Foi o nosso primeiro CasaCor, e começar ganhando um prêmio é muito gratificante. Mostra que estamos construindo um bom trabalho”, comemorou.

O projeto escolhido como o melhor desta edição foi o do veterano Ney Lima, que coleciona 21 participações na mostra e que, neste ano, apostou no Casa Capital, com a proposta de ser um ambiente integrado, tecnológico, com design diferenciado e minimalista, além de contar com um mobiliário exclusivo do renomado designer Jader Almeida. O espaço foi assinado com a arquiteta Walléria Teixeira. “Quisemos mostrar que a nossa casa não é só um espaço entre quatro paredes, é também um espaço urbano, é o nosso planeta, a nossa cidade”, detalhou Lima.

O troféu dos prêmios da CasaCor ficou a cargo da artista plástica Iêda Jardim e consistiu em um prato de porcelana arredondado que buscou simbolizar o Planeta Casa, temática do evento. Na superfície do objeto, o desenho de um casal no interior de uma casa foi decorado com ouro 18. “É de uso decorativo, apoiado a um suporte de acrílico. A transparência foi essencial para dar a ideia de leveza e a sensação de que o objeto está flutuando”, explica Iêda. A idealização do projeto contou com o arquiteto Leo Romano, que, inclusive, levou o prêmio do júri técnico de projeto Mais ousado, pela espaço Galeria Só Reparos.
 
*Estagiária sob supervisão de Marina Mercante

Os vencedores

Voto popular
Categoria: Sonho de banheiro
Vencedor: Loft Gabbro, por Guel Arquitetos

Categoria: Sonho de cozinha
Vencedor: Loft On Off Criare, 
por Alf Arquitetura

Categoria: Sonho de quarto
Vencedor: Loft Gabbro, 
por Guel Arquitetos

Categoria: Sonho de sala
Vencedor: Espelhos da Alma 
— Estar das Artes, por Hélio Albuquerque e Sonia Peres

Júri especializado

Projeto mais original
1º Lounge Bar, por Ângela Castilho e Alex Rodrigues
2º Estúdio Melhor de Nós, por Juliane Vargas e Tainá Moi

Melhor paisagismo
1º Pavilhão São Geraldo, por Sainz e Marina Pimentel
2º Paisagem urbana, por Estúdio Paisagem

Melhor uso de obra de arte
1º Espelhos da Alma – Estar das Artes, por Helio Albuquerque e Sonia Peres
2º Espaço convivência, por Yeda Garcia e Elaine Verçosa

Melhor projeto de iluminação
1º Casa finitura, por Déborah Pinheiro
2º Restaurante Arauco, por Studio Pippa

Melhor uso comercial
1º Galeria Janela, por Lez Arquitetura
2º Pausa e Prosa, por Projeto VI + LA

Prêmio Especial
1º Restaurante Arauco, por Studio Pippa
2º Loft Essência, por Helaine Caloête

Projeto mais ousado
1º Galeria Só Reparos, por Leo Romano
2º Lavabo Público, por Casulo

Melhor projeto
1º Casa Capital, por Ney Lima e Walléria Teixeira
2º Restaurante Arauco, por Studio Pippa

Menção Honrosa
Espaço convivência, por Yeda Garcia e Elaine Verçosa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade