Cidades

Eixo capital

Acompanhe a cobertura da política local com @alexandrepaulas

postado em 12/10/2019 04:17
Acompanhe a cobertura da política local com @alexandrepaulas
Batalha das privatizações

Uma das prioridades da gestão Ibaneis é privatizar empresas estatais como a CEB, a Caesb e o Metrô. O argumento de que as companhias estão deficitárias ; o que é fato ; e de que trazem mais problemas do que soluções ao Estado é forte e a possibilidade de que as mudanças saiam do papel é grande. Por outro lado, movimentações dos últimos dias mostram que o processo não vai ocorrer sem resistência. Na Câmara Legislativa, deputados da oposição e até distritais da base formaram uma frente para lutar contra a entrada do setor privado na gestão das estatais. Além de razões ideológicas, pesa o grande capital eleitoral dos sindicatos e funcionários das companhias na mira do governo para privatização. Por isso, ao menos, muito barulho o GDF deve esperar.




Emendas democráticas

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) abriu votação para escolher quais projetos receberão recursos por meio das emendas parlamentares a que tem direito. Ao todo, serão disponibilizados R$ 5 milhões para as iniciativas mais votadas. A população pode dar sugestões até 25 de outubro no site do parlamentar.




Edital

Rodrigo Delmasso (Republicanos) foi outro deputado que abriu o processo de destinação das emendas para participação popular. O parlamentar promoveu um edital que permitiu a apresentação de propostas de diversas áreas. As iniciativas estão em fase de avaliação e as escolhidas devem ser anunciadas a partir de 25 de outubro.




Reconhecimento

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) é finalista do prêmio Viva 2019, que reconhece iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. O órgão concorre pelo trabalho com um guia desenvolvido para orientar delegacias de e a rede de atendimento à mulher para o preenchimento do questionário de avaliação de risco. O material detalha os encaminhamentos possíveis e as as medidas de intervenção que podem ser tomadas a partir da aplicação do questionário.




Mulheres na política

Estimular a presença feminina nas eleições é uma das intenções do curso Formação política para mulheres, iniciativa das entidades Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Elas Pedem Vista, Elas no Poder e Me Farei Ouvir. Amanhã, a administradora regional de Brasília, Ilka Teodoro, dá palestra para 120 participantes (entre alunas presenciais e on-line). Candidata a distrital nas eleições de 2018, ela falará sobre a trajetória e os desafios da militância pela igualdade de gênero na política. A ideia é que o conteúdo do curso, após as aulas, seja transformado em um manual.




Pontos de apoio para caminhoneiros

O governador Ibaneis Rocha (MDB) quer que as vias de acesso a regiões administrativas tenham um ponto de apoio para caminhoneiros. A ideia é de que os locais ofereçam banheiros, vestiários e sala para que os motoristas possam descansar. O projeto de lei que trata sobre o tema foi encaminhado à Câmara Legislativa na quinta-feira. A categoria é forte e elegeu representante para a Casa em 2018: o distrital Valdelino Barcelos (PP), que foi um dos articuladores da proposta. O texto encaminhado pelo Executivo não estabelece os valores destinados para a iniciativa, mas esclarece que a construção e a manutenção serão viabilizadas por meio de licitação.




Só papos



;Fernando Collor é alvo de operação da PF. Adivinhem se o senador é mais um dos que atacam o pacote anticrime usando ;os pobres; como pretexto?;

Carla Zambelli (PSL-SP), deputada federal





;Estou indignado com a tentativa de envolver meu nome num assunto em que não tenho nenhum conhecimento ou participação. Trago a consciência tranquila e a certeza de que, mais uma vez, ficará comprovada a minha inocência.;

Fernando Collor (Pros-AL), senador




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação