Cidades

Ibaneis quer Guarda Distrital

Corporação cuidaria da segurança em monumentos e áreas tombadas. Grupo de estudo será formado para analisar viabilidade da proposta. Polícias Militar e Civil serão ouvidas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/10/2019 04:15
Governador sofreu um corte na cabeça e precisou levar 15 pontos
A criação de uma terceira força de segurança está nos planos do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para 2020. Um grupo de estudos será formado pelo Buriti para analisar a viabilidade da Guarda Civil Distrital (GCD).

Em recuperação da queda que sofreu no banheiro de sua casa, na última sexta-feira, Ibaneis concedeu entrevista na tarde de ontem, em frente à sua residência, e comentou a proposta de criação da guarda.

Segundo o governador, o GDF vai conversar com as polícias Civil e Militar sobre a implementação da terceira força de segurança no DF. ;Vamos apresentar para as corporações. Vamos distribuir para todos, até porque a gestão de tudo tem que ser muito bem integrada. Nós queremos fazer uma coisa para melhorar a vida da cidade e não para piorar;, disse.

Atribuições

A GCD ficaria responsável pela segurança de monumentos e áreas tombadas, além de coibir delitos de menor gravidade. O objetivo é liberar policiais civis e militares que hoje fazem a segurança nesses casos para cuidar de crimes mais graves.

;A intenção nossa é, com uma mão de obra um pouco mais barata, conseguir olhar os nossos monumentos ; Brasília é uma cidade monumento ; e liberar os nossos policiais para as atividades que são realmente mais do dia a dia deles;, afirmou o governador. Com a implementação da GCD os policiais deixariam de fazer a segurança em monumentos como Catedral, Memorial JK, Museu da República e Biblioteca Nacional, para atuarem em outras demandas da segurança pública.

Após a fase de estudos, a meta do Buriti é debater a proposta com as polícias, com a Câmara Legislativa e também com a população. De acordo com o governador Ibaneis Rocha, ;a ideia é ter (a previsão dos custos) na Lei Orçamentária do próximo ano;. ;Eu quero colocar um amplo debate. Acho que nós temos condições de melhorar a segurança nas ruas, nos nossos monumentos e, com isso, liberar os policiais militares e civis para fazerem um serviço mais eficiente com a criminalidade realmente pesada;, concluiu Ibaneis.

"A intenção nossa é, com uma mão de obra um pouco mais barata, conseguir olhar os nossos monumentos ; Brasília é uma cidade monumento ; e liberar os nossos policiais para as atividades que são realmente mais do dia a dia deles;
Ibaneis Rocha, governador


Alta depois de queda

Acompanhado pela esposa, Mayara Noronha, e pelo filho mais novo, Matheus, 9 meses, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), falou, no início da tarde de ontem, sobre a queda que sofreu em casa na última sexta-feira.

Com a cabeça enfaixada e calçando chinelos, o governador atendeu a imprensa em frente à sua residência, no Lago Sul. Ibaneis explicou que ainda não se acostumou com a casa nova e, por isso, foi surpreendido ao descer um degrau, no banheiro. ;Tem cerca de 30 dias que eu mudei. Então, uma das coisas que eu não acostumei foi exatamente com o piso do banheiro. É um mármore muito liso e eu estou procurando alguma coisa pra ajudar a melhorar ali. Algum tipo de resina, por exemplo;, explicou, ao falar sobre o que motivou a queda e o corte na região de trás da cabeça, próximo à nuca.

Apesar de ter levado 15 pontos na cabeça e ter ficado inconsciente após a queda, tendo acordado apenas no hospital, o chefe do Executivo local disse estar bem e afirmou que volta ao trabalho no início da semana. No entanto, Ibaneis evitará transitar em locais públicos e com grandes aglomerações para que não tenha nenhum tipo de infecção.

;Passei a noite no hospital, estou me sentindo bem e, certamente, na segunda-feira, eu estarei no batente novamente. Vou aproveitar o fim de semana para dar uma descansada;, disse o governador.

Enquanto esteve no hospital, Ibaneis ficou em observação e realizou exames como tomografias e hemogramas. Durante os próximos dias, o governador fará uso de antibióticos e anti-inflamatórios. No entanto, seguindo o governador, não há nenhuma recomendação médica mais restrita. ;Posso fazer tudo. Mas é baixar um pouco a bola para poder recuperar o mais rápido possível.;

Internação

O governador caiu no fim da tarde de sexta-feira e bateu a cabeça. A primeira-dama encontrou o marido desorientado e chamou o socorro. Um bombeiro que faz parte da equipe de suporte da residência do governador prestou os primeiros atendimentos.

Ibaneis passou a noite de sexta no Hospital Brasília, no Lago Sul, para onde foi levado após cair. O governador sofreu um corte atrás da cabeça, acima da nuca, onde levou 15 pontos.

O chefe do Executivo local recebeu alta ontem, logo pela manhã, e seguiu para a sua residência. (MF)


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação