postado em 13/10/2019 04:16
Cruzeiro
Contagem errada
O leitor Wellington Raw, 60 anos, entrou em contato com a coluna para reclamar da demora e qualidade no atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ele relatou que deu entrada em seu pedido de aposentadoria em 15 de maio deste ano, mas só obteve retorno à solicitação em 17 de setembro, ultrapassando os 45 dias estipulados para tramitação do pedido. O leitor também questionou a contagem de anos trabalhados feita pelo INSS. Ele afirmou que teve o pedido negado com a justificativa de que não trabalhou anos suficientes para a aposentadoria, mas ele argumentou ter contribuído por 43 anos e 7 meses, e que em um dos trabalhos que realizou é necessário que se leve em conta ainda o adicional de periculosidade. ;Estão errando na soma de anos, de maneira grosseira. Vou dar entrada no meu recurso, e tenho certeza que vão perceber o erro. Mas é difícil, porque a análise pode levar o período mínimo de 80 dias e eu não estou trabalhando e não tenho recursos guardados para ficar sem receber nada. Tenho feito bico. É alguma coisa, mas é incerto;, afirmou.
Em resposta, o INSS afirmou que irá revisar o processo de ofício para verificar se a reclamação do segurado procede. Caso contrário, o leitor tem, de acordo com a legislação, a possibilidade de entrar com recurso no prazo de 30 dias, a contar data de ciência do resultado da análise.
Itapoã
Faltam pontos de ônibus
A moradora do Itapoã Brenda dos Santos, 20 anos, reclamou da falta de estrutura em pontos de ônibus da cidade. Segundo ela, não existem paradas ao longo da Avenida Comercial Del Lago, e é necessário que os moradores busquem abrigo junto aos comércios. ;É só um ponto, sem teto. Então não protege do sol, não tem onde sentar, e quando chove, também não tem abrigo;, contou.
A Administração Regional do Itapoã informou que está fazendo um planejamento de ações a serem realizadas na cidade, e que, em breve, as demandas serão encaminhadas aos órgãos competentes. ;Infelizmente a cidade sofre com diversos problemas, por não ser uma cidade planejada. A falta de estrutura em pontos de ônibus na Avenida Comercial da cidade é um deles;, disse. A Administração afirmou ainda que ações para melhoria da mobilidade serão executadas em parceria com a Secretaria de Transporte e Mobilidade.