Cidades

VÍDEOS: Batalhão Ambiental resgata pelo menos 10 animais silvestres no DF

Um lobo-guará e um tamanduá-bandeira, que tinham as patas feridas, foram levados ao Zoológico de Brasília para tratamento

Bruna Lima
postado em 14/10/2019 20:14
Entre os animais resgatados estão um jabuti, um lobo guará e um tamanduá-bandeiraA bicharada está solta: de lobo-guará em portão de residência a saruê com filhotes dentro de hospital. Nesta segunda-feira (14/10) o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (BPMA) resgatou, ao menos, dez animais silvestres em áreas urbanas no DF.

Um lobo-guará adulto deu trabalho para os policiais. Na sombra, o animal repousava tranquilo ao lado do portão de uma residência na QI 23 do Lago Sul. Durante o resgate, chegou a deitar no meio do asfalto enquanto dois militares tentavam colocá-lo em uma gaiola. Ele foi levado ao Zoológico de Brasília para receber tratamento, já que uma das patas apresentava ferimentos.

[VIDEO1]
O outro bicho que também precisou ser encaminhado ao Zoo foi um tamanduá-bandeira. Com as patas traseiras quebradas, ele estava no meio da pista da DF-495, próximo a Santa Maria. De acordo com o solicitante, um caminhão atropelou o animal quando ele tentava atravessar a via.

Já no Gama, em uma loja de materiais de construção, um porco-espinho transitava entre os produtos do depósito do estabelecimento. Sem apresentar nenhum machucado, o animal foi devolvido à natureza.
[VIDEO2]
Uma família de saruê que se abrigava no ambulatório do Hospital de Base foi resgatada. A mãe e os cinco filhotes não precisaram passar por avaliação e voltaram ao habitat natural.

[VIDEO3]
O Batalhão também foi acionado para o resgate de um jabuti que apareceu em uma casa, em Taguatinga Norte. Apesar de estar com aspecto saudável, o bicho passou pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas).

De acordo com o sargento Vitorino, do BPMA, chamadas envolvendo animais como lobo, tamanduá e porco espinho são mais raras e podem aumentar em épocas de seca. "A baixa umidade facilita a ocorrência de queimadas. Com a vegetação consumida pelo fogo, os animais ficam sem alimentos e isso acaba os atraindo para as áreas urbanas", explica. Mais de 2 mil animais silvestres foram resgatados pelo BPMA desde o início do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação