Publicidade

Correio Braziliense

Umidade cai a 10% e Defesa Civil decreta estado de emergência no DF

Em Águas Emendadas, em Planaltina, a umidade do ar ficou em 10%. No Plano Piloto, o índice foi de 13%


postado em 15/10/2019 15:46 / atualizado em 15/10/2019 16:03

Defesa Civil coloca DF em estado de emergência por umidade abaixo de 12%(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Defesa Civil coloca DF em estado de emergência por umidade abaixo de 12% (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
A Defesa Civil decretou estado de emergência no Distrito Federal na tarde desta terça-feira (15/10) por causa da baixa umidade do ar. Por volta das 14h, os medidores acusaram índice de 13% no Plano Piloto e, em Planaltina, na Estação Ecológica de Águas Emendadas, a umidade do ar ficou ainda mais baixa: 10%, às 13h.

 

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Nayane Araújo, a previsão do tempo em Brasília para o resto da semana deve ser parecida com a de hoje: "Não há previsão de chuvas, e a umidade relativa do ar deve se manter na casa dos 15%, podendo ter oscilações. Além do calor, que deve se manter em torno de 34ºC e 35ºC graus", afirma.

 

Estado de alerta

 

O estado de alerta é declarado quando a umidade fica entre 12% e 20% durante três dias seguidos. Quando a umidade fica entre 20% e 30% durante cinco dias seguidos, é anunciado estado de atenção. Se a umidade permanece abaixo de 12% por dois dias consecutivos, a cidade entra em estado de emergência. Segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%.

 

*Estagiárias sob a supervisão de Adriana Bernardes.  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade