Cidades

Inscrições para a primeira edição da TV Brasília Run Kids terminam hoje

Primeira edição será realizada no domingo. Além da corrida, haverá música e muitas brincadeiras para os pequenos. Inscrições terminam nesta sexta-feira (18/10), às 17h. Grupo de 70 pacientes do Hospital da Criança de Brasília vai participar da festa

Lis Cappi*
postado em 18/10/2019 06:00
[FOTO1]Fazer exercícios e brincar ao ar livre nunca é demais quando o assunto é aproveitar o fim de semana ao lado das crianças. Pensando nisso, a TV Brasília realiza no próximo domingo a primeira edição da TV Brasília Run Kids, uma corrida voltada para quem tem de 4 a 12 anos. A concentração será às 8h, no estacionamento da Funarte. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira (18/10) pela internet.

Além de correr bastante, os pequenos vão participar de uma manhã repleta de atrações. Pintura de rosto, balão mania, presença de super-heróis e até um show, da banda Os Grudes, são algumas das atividades previstas para os corredores mirins. Os vencedores de cada uma das cinco categorias da competição ganharão uma bicicleta. As divisões levam em conta a faixa etária e a distância de percurso prevista para os participantes, que vão de 50 m a 400 m. Todos os que correrem vão receber medalhas.

;Estimular o esporte em uma época em que é preciso movimentar mais as crianças é muito importante. Tentar tirá-las um pouco da frente de equipamentos eletrônicos e proporcionar atividades físicas. É até uma das formas de combate à obesidade infantil que encontramos;, afirma o gerente comercial da TV Brasília, Frederico Villar, responsável pela organização do evento. ;Também vamos aproveitar para comemorar o Dia das Crianças. A ideia é fazer uma corrida como esta todos os anos, assim como promovemos para os adultos;, acrescenta.

As inscrições para a corrida custam R$ 69,90, e podem ser feitas pelo site: tvbrasiliarunkids.com.br. Além da participação no evento, os corredores receberão um kit contendo camiseta, boné, garrafinha, número de corredor e uma mochilinha. Os objetos devem ser retirados neste sábado (19/10), das 9h às 17h, no supermercado Big Box da Quadra 105 do Sudoeste. Os participantes também são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível, que serão encaminhados para uma instituição de caridade.

A organização do evento espera a participação de mais de mil crianças. O pequeno Matheus Viana, de 7 anos, será um deles. Além de corredor, ele vai fazer parte de uma comitiva especial: a das 70 crianças do Hospital da Criança de Brasília (HCB) que foram convidadas para participar da ação. Vai ser a sexta corrida de Matheus em um evento do tipo, e ele garante estar preparado: ;Estou muito animado. Gosto de correr muito. Vai ser bom;.

A mãe, Bianca Correa, 41, se diz feliz com mais uma participação do filho em um esporte que ele pode praticar devido às limitações de saúde. Quando tinha 6 meses, Matheus precisou fazer um transplante de fígado, e por isso, não pode fazer nenhuma atividade de grande impacto. ;É uma atividade muito positiva. Apesar de só correr, tem o fato dele estar com outras crianças. Eles trocam ideias, competem, mas também se ajudam, e essa relação é muito importante;, diz.

Luciana Monte, uma das médicas do HCB, afirma que atividades como a de domingo fazem diferença nos tratamentos de saúde dos pequenos. ;É difícil mensurar do ponto de vista científico, mas a gente vê na prática como as crianças ficam bem quando elas fazem outras atividades. Isso ajuda a tratar a parte emocional, que influencia muito o corpo;, explica a pneumologista pediatra.

Ela, que vai levar o próprio filho Felipe Monte, 9, reforça que a participação em atividades é uma ação importante para todas as crianças. ;O incentivo ao exercício físico é sempre muito benéfico. Além de trazer qualidade de vida e vitalidade, ajuda no condicionamento físico. Mesmo para as crianças saudáveis;, afirma. ;E para as que têm questões de saúde, é claro que precisam ser autorizadas pelos médicos;, conclui.

Apoio

Parceiros e voluntários da corrida também vão contribuir com a programação. Entre outras ações, haverá a participação do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), com orientações sobre a educação no trânsito, e um helicóptero para que as crianças possam tirar fotos.

O projeto Hospital do Ursinho, da Universidade de Brasília, também fará um momento lúdico para auxiliar as crianças a não terem medo de tratamentos médicos. Doze estudantes de medicina voluntários vão simular brincadeiras em que os pequenos são os próprios médicos e fazem os tratamentos com animais de pelúcia. A ação é feita para os pacientes do HCB, mas todas as crianças que estiverem na programação poderão participar.

Programe-se

Entrega de kits
Sábado, 19 de outubro

; Horário: 9h às 16h
; Local: Big Box do Sudoeste (CLSW 105)

Corrida infantil
Domingo, 20 de outubro

; Horário: 8h às 12h
; Local: Estacionamento da Funarte
; Inscrições: tvbrasiliarunkids.com.br
Assinantes do Correio têm 30% de desconto em até três inscrições.
Para adquirir o código promocional, ligue na Central de Atendimento: 3342-1000.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação