Cidades

Precariedade e tarifas altas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/10/2019 04:07

Além de enfrentar ônibus em más condições, os moradores do Entorno precisam lidar com os congestionamentos. Um trajeto que é feito em 40 minutos, às vezes, dura duas horas. Aline Afre, 23, mora em Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50km da Rodoviária do Plano Piloto. Grávida, ela precisa se locomover para fazer exames ou visitar parentes. ;Aqui, pegar ônibus é um drama. Quando a gente consegue um, ainda precisamos enfrentar horas de engarrafamento;, lamentou. Aline ressaltou que as tarifas são altas em comparação com o DF. ;Para ir à casa do meu irmão, em Taguatinga, por exemplo, pago R$ 6,35 de ônibus;, reclamou.

O especialista em transporte público da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Augusto de Oliveira Passos Dias reforça que os passageiros do Entorno são tratados de forma inadequada. ;Aumentar as passagens dessas regiões gera desemprego. Empresas se recusam a custear esses altos valores. As despesas das companhias não podem ser repassadas aos usuários e, sim, serem subsidiadas pela União;, defendeu.

Qualidade
Para o estudioso, a ideia de criar um consórcio entre o GDF e o governo de Goiás é um processo positivo, porém, o necessário é investimento financeiro. ;Precisamos de integração tarifária entre o Entorno e o DF, isso é fato. Mas, hoje, as pessoas não têm uma excelente opção de transporte. Na verdade, todo o país precisa apostar pesado em um pacote de transporte público de alta qualidade;, frisou.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação