Cidades

Curtas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/10/2019 04:07
[FOTO1]


; RESGATE
PM SALVA BEBÊ
A volta para casa da sargento da Polícia Militar Cenir Maria da Silva teve um gostinho especial. Um momento que seria de tranquilidade e descanso a fez heroína de uma família. Ela salvou a vida de um bebê de 18 dias que estava engasgado e desacordado em Vicente Pires (foto). A militar contou que saía do trabalho, por volta das 22h30, quando, ao passar pela Rua 10, um carro a parou pedindo socorro a uma criança que estava sufocada em casa. ;;Chegando perto, vi a rua cheia, a mãe gritando e chorando muito. Assim que entrei na residência, o bebê estava bem roxo. Comecei a fazer as manobras que a gente aprende na corporação. Aspirava a boca dele e dava tapinhas nas costas. Aos poucos ela foi voltando à cor natural;;, disse a sargento. Após o socorro, a criança foi levada pelos bombeiros para o hospital. Aos militares, a mãe contou que amamentava o bebê e o irmão gêmeo. Quando colocou para arrotar, um deles teve refluxo e acabou engasgando. Essa não foi a primeira vez que a sargento salvou uma vida. Em 2004, resgatou uma criança de um incêndio.



; CHECAGEM DE FATOS
HOLOFOTE EM DESTAQUE
Os jornalistas e checadores Guilherme Goulart e Igor Silveira receberam ontem, no estúdio do Correio Braziliense, o professor Alberto Marques, do Programa de Pós-graduação em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica (UCB) (foto). O educador teve o estudo exploratório ;Verificando no jornalismo: mapeando práticas jornalísticas de combate a Fake News; aprovado para ser apresentado no 17; Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO), em novembro. Na entrevista, Alberto Marques detalhou o trabalho acadêmico, que aprofundou o funcionamento do núcleo de verificação do Correio, o primeiro do Distrito Federal. Nele, o professor destacou as práticas adotadas nas checagens do Holofote, revelando a rotina no processo de verificação. O estudo será discutido em uma mesa coordenada no encontro da UFG, ao lado de outros quatro trabalhos sobre desinformação.


; TAGUATINGA
LATROCÍNIO INVESTIGADO
Um homem de 37 anos, identificado como Glebson Nunes dos Santos, morreu na noite da última quarta-feira após levar um tiro e bater o carro em um poste de energia. A vítima dirigia na CSG 14, em Taguatinga, quando foi atingido pelos disparos. O crime ocorreu por volta das 21h30. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas, ao chegarem ao local, encontram Glebson morto. Foram disparados quatro tiros contra ele, e um o atingiu próximo ao tórax, segundo o delegado Alexandre Gratão, da 21; Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul). O crime é investigado como latrocínio (roubo com morte). Para entender a dinâmica do crime, os policiais analisam imagens de câmeras de segurança da região. A vítima não tinha passagem pela polícia.


; LUZIÂNIA
PREFEITO DENUNCIADO
O Ministério Público de Goiás (MPGO) investiga denúncias contra o prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (PSD). Ele é acusado de abusar sexualmente de, pelo menos, três mulheres, entre elas servidoras públicas. O caso é apurado pela Procuradoria Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos, na sede do MPGO em Goiânia. Em nota oficial, o órgão informou que foi decretado sigilo nas investigações para preservar as vítimas. O texto acrescenta que, em momento oportuno, a instituição vai se manifestar para informar sobre o trabalho em andamento. Segundo informações preliminares da Polícia Civil de Goiás, o prefeito registrou ocorrência na Delegacia Regional de Luziânia alegando que as denúncias não passam de comunicação falsa feita por vereadores da oposição. O Correio entrou em contato com a Prefeitura, mas não conseguiu retorno.


; ACIDENTE DE TRABALHO
MORTE APURADA
Um funcionário que trabalhava na construção de uma rede de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) morreu, na tarde de ontem, após um duto atingir a cabeça dele. O acidente aconteceu na QNO 20, Expansão do Setor O, Ceilândia. De acordo com a Polícia Militar, a vítima era motorista do caminhão que transportava o material e teria descido do veículo enquanto um guindaste fazia a retirada da carga. Ainda não se sabe se a fita de sustentação das manilhas se rompeu. Por ser caminhoneiro, o homem não usava capacete. Cada um dos dutos pesa cerca de 800kg. O funcionário, de 64 anos, morreu na hora. A perícia foi acionada para determinar as causas do incidente. Apesar de a obra ser da Caesb, uma empresa terceirizada foi contratada para realizar o serviço. ;A Companhia lamenta profundamente o ocorrido. Equipes de engenharia e de segurança do trabalho estão no local para prestar assistência e informações à perícia, que apontará as causas do acidente;, declarou a Caesb, em nota oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação