Cidades

Instituições participam da semana Lixo Zero

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/10/2019 04:07
[FOTO1]


Pensar no futuro das próximas gerações que vão habitar o mundo. Este é o objetivo da semana Lixo Zero, que começa hoje e vai até o próximo dia 27. A iniciativa, promovida pelo Instituto Lixo Zero, estimula que cidades do Brasil inteiro desenvolvam atividades e conhecimentos para a conscientização do descarte correto de resíduos sólidos. Em Brasília, ONGs, empresas e institutos se preparam para promover atividades na data.

A ONG brasiliense Dente de Leão propôs um desafio no início de setembro nas redes sociais para que os 10 membros da organização registrassem atitudes e obstáculos no descarte consciente durante todo o mês. O resultado mostrou que, apesar do crescimento de ações ambientais no DF, os supermercados têm limitações em se adaptar à proposta de lixo zero. ;Encontramos dificuldades para não produzir lixo por conta de tantas embalagens disponibilizadas. Em alguns pacotes, os produtos eram cobertos com papel, mas lá dentro também eram envoltos com um plástico;, conta Marcela Nóbrega, 30 anos, voluntária da organização.

A campanha expôs a realidade do tanto de lixo que é produzido em um mês, bem como alternativas para reduzir esse volume. ;O nosso objetivo era mostrar a vida real, as dificuldades concretas. Um dia, perguntei se podia levar um pote de casa para pegar presunto e o moço do mercado deixou. Se você começa a questionar, muita coisa começa a acontecer;, diz Henrique Biana, 27, membro da ONG. A colega de trabalho, Sâmia Gomes, 28, acrescenta que muitas ações são hábitos e que, com mudanças de comportamentos, é possível transformá-los para uma atitude consciente.

As atividades da semana Lixo Zero tiveram início em 2010 em âmbito nacional. De acordo com o instituto responsável pela iniciativa, em 2018, 45 cidades participaram e promoveram mais de 1,5 mil eventos. Foram alcançadas mais de 150 mil pessoas diretamente em todo Brasil. O embaixador de Brasília do Instituto Lixo Zero, Kallel Kopp, explica que o projeto consiste no descarte correto do lixo, além da busca de algo que possa ser reaproveitado. ;Resíduo é diferente de lixo. O resíduo pode ter ainda algum aproveitamento econômico, social e ambiental. Destinar corretamente o lixo é muito relevante ambientalmente. E, nós, a população, não podemos ficar só esperando iniciativas governamentais.;

O embaixador lembra que a iniciativa começou a partir do desejo de defender uma causa justa e ética: ;Trata-se de um conjunto de ações realizadas, não necessariamente pelo Instituto, mas por voluntários engajados com a causa e com o meio ambiente. Nós somos uma ferramenta de divulgação e apoio para a causa;. O instituto atua, espontaneamente e sem fins lucrativos, em quase todas as capitais brasileiras. Para se voluntariar, basta realizar o cadastro no site www.ilzb.org.

IFB

O Instituto Federal de Brasília (IFB) também entrou na onda sustentável. Participando pela segunda vez do evento, a instituição vai colaborar neste ano com discussões e mobilizações em formas de mutirão de plantio de árvores; palestras; exibição de documentários e filmes; e oficinas. Um exemplo é a roda de conversa ;Gastronomia Lixo Zero;, com empresários e especialistas do DF que aceitaram o desafio de transformar seus empreendimentos em local livre de lixo. A entrada é franca.

De acordo com a organizadora da atividade, a professora Simone Pinheiro, 43, o ato mudou a linha de pensamento da instituição. ;A escola educa em tudo. Quando a gente traz o conceito de lixo zero, o intuito também é conscientizar as pessoas a não gerarem lixo e reverem os seus valores em relação a isso. É a segunda vez que realizamos essa ação e, na primeira, tivemos a participação de mais de 200 pessoas. O evento é aberto ao público e não é preciso inscrição prévia, apenas comparecer ao câmpus da 610 Norte nos dias 22, 24 e 25 de outubro;, conta. O IFB ainda vai coletar resíduos eletrônicos em um container no prédio de entrada principal do câmpus, voltado para a L2 Norte, até 30 de outubro.

*Estagiários sob supervisão de Fernando Jordão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação