Cidades

1º Health Experience revela os segredos para uma vida longa e feliz

Especialistas em saúda da mulher, a obstetra Bruna Pitaluga e a mastologista Karimi Amaral falam da importância do autoconhecimento e de tratamentos que levem em conta a vida passada e o futuro da paciente

postado em 18/10/2019 17:04
[FOTO1]O autoconhecimento e a medicina usados para garantir uma vida longa e saudável para as mulheres. Em linhas gerais, esse foi o tom da 1; Health Experience do Distrito Federal. No evento, idealizado pela ginecologista e obstetra Bruna Pitaluga e pela mastologista Karimi Amaral, as profissionais abordaram a importância de a mulher conhecer profundamente o funcionamento do próprio corpo para tomar decisões sobre mudanças no estilo de vida e tratamentos adequados à suas necessidades.

Câncer de mama, sono, hormônios, exame genético, microbiota, contracepção e fertilidade foram os temas abordados para uma plateia formada por mulheres de diferentes idades. As médicas Bruna e Karimi falaram por quatro horas e meia, esclareceram dúvidas e deixaram uma certeza: ter uma vida saudável passa, também, pela tomada de decisão.

Para a obstetra e ginecologista Bruna Pitaluga, o Health Experience é importante para se entender a jornada da saúde feminina. "O que queremos é levar informação para as mulheres viverem com saúde, leveza e entendendo que cada momento é único;, afirma Pitaluga.

Profissionais com 16 anos de carreira e referência em saúde feminina em Brasília, as profissionais destacaram a necessidade de a mulher se reconectar com o próprio corpo. ;São muitas as informações, mas falta entendimento. Queremos simplificar e ajudar a promover ações sobre as vidas das mulheres;, disse Karimi Amaral.
Especialistas em saúda da mulher, a obstetra Bruna Pitaluga e a mastologista Karimi Amaral
História de vida

As especialistas em saúde da mulher ressaltaram a importância de o profissional enxergar e tratar as pacientes não apenas a partir dos sintomas, mas, de uma forma holística, levando em consideração o seu passado, presente e futuro. Para Bruna Pitaluga, é preciso identificar e rastrear o que define como "o segredo da vida": a relação da Epigenética transgeracional com a programação metabólica.

Karimi aproveitou o fato de o evento ocorrer em outubro para ressaltar a importância da prevenção ao câncer de mama, que vai muito além da mamografia. Na verdade, explica a médica, a mamografia é uma importante ferramenta de diagnóstico precoce da doença, mas a prevenção começa mesmo a partir da adoção de hábitos saudáveis, que passam pela boa alimentação, a prática de exercício físico e um sono reparador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação