Cidades

Centro Olímpico de Samambaia comemora 10 anos de serviços gratuitos

Com muitas histórias de superação, Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, Rei Pelé comemora uma década de serviços gratuitos à comunidade, que vão de atividades físicas a cursos de qualificação profissional

Camila de Magalhães
postado em 19/10/2019 07:00
[FOTO1]Com infraestrutura ampla, o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia ; Rei Pelé completa neste mês 10 anos de abertura ; e atende a cerca de 4 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, em 18 modalidades esportivas convencionais e nove para pessoas com deficiência.

Eventos comemorativos, competições, programa de esporte de rendimento (Futuro Campeão) e cursos de qualificação social nas áreas de fotografia e empreendedorismo, entre outros, também fazem parte dos serviços oferecidos gratuitamente à comunidade. Para celebrar tudo isso, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e a Fundação Assis Chateaubriand realizaram, nesta sexta-feira (18/10), uma festa para a comunidade.

Um dos primeiros alunos matriculados na unidade, Francisco Rodrigues de Brito, 74 anos, lembra com alegria dos vários momentos vividos com a turma do complexo esportivo. Cheio de amigos e admirador dos professores, ele conta como o espaço vem fazendo a diferença em sua vida: ;Quando eu cheguei, não sabia nadar, minhas pernas eram inchadas, eu não dormia bem, roncava feito um monstro e hoje eu tenho saúde. Virei o homem flecha: pulo na água, mergulho e nado muito bem até de costas. Sem contar que tenho grandes amizades. Isso aqui é a minha vida;, comenta o morador de Samambaia.

Quem também se divertiu ao lado da mãe e dos amigos foi o aluno de bocha e estimulação funcional global Victor Joaquim de Oliveira, 11 anos. Ele tem paralisia cerebral e pratica atividades físicas há três anos no centro. ;Nesse período, ele melhorou muito a autoestima, a determinação para fazer as coisas sozinho, conquistou bastante autonomia. Tenho muita gratidão por tudo o que fazem por ele aqui;, comenta a mãe, Simone Alves, 33 anos. ;Isso aqui me dá ânimo;, completa Victor Joaquim.

Emoção tomou conta da equipe

Cada detalhe da festa foi planejado com carinho pela equipe pedagógica, que fez camisetas personalizadas e se divertiu ao lado dos alunos. Emocionado, Humberto Morais, gerente didático-pedagógico, lembra que começou sua história na unidade esportiva dias antes da inauguração, em outubro de 2009. ;Vimos muita evolução aqui dentro, crianças que viraram adultos, outros tantos que viraram atletas, são muitas experiências. É uma política pública fundamental dentro de Samambaia hoje. A gente sente como o Centro Olímpico é respeitado na cidade. É muito gratificante fazer parte da vida da comunidade. Tenho um carinho especial por esse lugar, sou apaixonado pelo projeto. Me sinto muito parte dessa construção e evolução dos processos. Foram muitas mudanças, muitas lições aprendidas, amadureci muito como pessoa e cidadão;, ressaltou.

Professor de natação, hidroginástica e desenvolvimento motor, Tiago Alves da Cunha entrou teve no Centro Olímpico sua primeira oportunidade de estágio em 2010. Abraçou a causa e foi contratado para dar aulas. ;Aqui cresci como pessoa e profissional. Conheci pessoas e histórias incríveis. A gente amadurece muito convivendo com a realidade de cada um.; A psicóloga da Gerência de Apoio Social, Aline Rodrigues, atua no espaço desde 2014 e já ajudou muitos alunos a superarem medos, traumas, entre outras necessidades. ;É muito satisfatório ver o desenvolvimento dos alunos e a conquista deles lá fora.;

Presente na gestão pedagógica do Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia desde 2011, a Fundação Assis Chateaubriand tem contribuído para a melhoria dos serviços a cada ano. É o que afirma Eduardo Gay, gerente de projetos da entidade. ;A gente observa a grande transformação das pessoas nesse ambiente inclusivo, onde todo mundo participa junto. A dedicação dos profissionais faz toda a diferença. Sem eles, isso aqui não existiria. Eles são um exemplo para a meninada que num momento delicado da juventude, com várias opções de caminhos que podem tomar, e o centro entra na vida deles mostrando que há muitas boas para ser feliz e ser alguém na vida.;

;Para nós, é uma honra estar à frente dessa pasta, ajudando a tocar esse projeto e participando dessa história de construção de vidas;, destacou o secretário de Esporte e Lazer do DF, Leandro Cruz.

Seis anos no Setor O

Já o Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia ; Setor O vai comemorar os primeiros seis anos de atividades em 26 de outubro (sábado), pela manhã. O evento será aberto para toda a comunidade, que poderá ainda conferir apresentações de música, artes marciais, ginástica rítmica e balé. Haverá também aulões de ritmos, hidroginástica, provas de revezamento de natação, torneio de futebol, atendimento no Ônibus da Saúde e exposição do Exército Brasileiro.

Aniversário de 6 anos do Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia - Setor O

26/10 (sábado), 8h às 13h: Evento aberto para a comunidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação