Cidades

Celebração da cidadania

Com muitas histórias de superação, Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia %u2014 Rei Pelé comemora uma década de serviços gratuitos à comunidade, que vão de atividades físicas a cursos de qualificação profissional

postado em 19/10/2019 04:06
Com infraestrutura ampla, o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia ; Rei Pelé completa neste mês 10 anos de abertura ; e atende a cerca de 4 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, em 18 modalidades esportivas convencionais e nove para pessoas com deficiência.

Eventos comemorativos, competições, programa de esporte de rendimento (Futuro Campeão) e cursos de qualificação social nas áreas de fotografia e empreendedorismo, entre outros, também fazem parte dos serviços oferecidos gratuitamente à comunidade. Para celebrar tudo isso, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e a Fundação Assis Chateaubriand realizaram, ontem, uma festa para a comunidade.

Um dos primeiros alunos matriculados na unidade, Francisco Rodrigues de Brito, 74 anos, lembra com alegria dos vários momentos vividos com a turma do complexo esportivo. Cheio de amigos e admirador dos professores, ele conta como o espaço vem fazendo a diferença em sua vida: ;Quando eu cheguei, não sabia nadar, minhas pernas eram inchadas, eu não dormia bem, roncava feito um monstro e hoje eu tenho saúde. Virei o homem flecha: pulo na água, mergulho e nado muito bem até de costas. Sem contar que tenho grandes amizades. Isso aqui é a minha vida;, comenta o morador de Samambaia.

Quem também se divertiu ao lado da mãe e dos amigos foi o aluno de bocha e estimulação funcional global Victor Joaquim de Oliveira, 11 anos. Ele tem paralisia cerebral e pratica atividades físicas há três anos no centro. ;Nesse período, ele melhorou muito a autoestima, a determinação para fazer as coisas sozinho, conquistou bastante autonomia. Tenho muita gratidão por tudo o que fazem por ele aqui;, comenta a mãe, Simone Alves, 33 anos. ;Isso aqui me dá ânimo;, completa Victor Joaquim.

O Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia ; Setor O vai comemorar os primeiros seis anos de atividades em 26 de outubro (sábado), pela manhã. O evento será aberto para toda a comunidade, que poderá ainda conferir apresentações de música, artes marciais, ginástica rítmica e balé. Haverá também aulões de ritmos, hidroginástica, provas de revezamento de natação, torneio de futebol, atendimento no Ônibus da Saúde e exposição do Exército Brasileiro.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação