Cidades

VÍDEO: Bombeiros de Goiás atuam em incêndio na Chapada dos Veadeiros (GO)

Segundo a corporação, a queimada começou na terça-feira (15/10) e já atingiu cerca de 300 hectares

Caroline Cintra
postado em 19/10/2019 15:37
[FOTO1]O Corpo de Bombeiros de Goiás combate um incêndio na Chapada dos Veadeiros (GO) que começou na última terça-feira (15/10)na região de São João da Aliança, município goiano. As chamas já atingiram cerca de 300 hectares de vegetação da unidade de conservação.

O tenente Paulo Santos explicou que a queimada acontece em uma serra íngreme, com pouca possibilidade de acesso. Por isso, a equipe trabalha na proteção das casas de produtores rurais nas proximidades do local do incêndio. "São muitas residências naquela região. Só fazendas são sete. A gente conseguiu afastar as chamas dessas casas e, até agora, não há chances de danos materiais", afirmou o militar.

O incêndio já dura cinco dias e os bombeiros continuam no local. Neste sábado (19/10), quatro militares realizam monitoramento da região prevenindo a reignição do fogo em áreas próximas às residências. "Se houver necessidade, vamos atuar novamente", disse o tenente.
Em setembro, um incêndio espalhou-se pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, destruindo parte da unidade de conservação. O fogo atingiu cerca de 3 mil hectares no interior do parque e mais 3,5 mil hectares no entorno. A queimada durou uma semana e assustou moradores da região.

Além do parque nacional, as chamas ameaçavam o maior território quilombola do país, habitado pelo povo Kalunga, em Cavalcante (GO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação