Cidades

Brasilienses aguardam chuva para aliviar altas temperaturas

Calor, baixa umidade e tempo abafado marcaram o fim de semana, quando os brasilienses procuraram alternativas para se refrescar. A boa notícia é a previsão de céu nublado e precipitações para esta segunda e terça

Renata Rusky, Emilly Behnke
postado em 21/10/2019 06:01

[FOTO1]Sol a pino, céu claro e poucas nuvens. Os indícios do calor intenso que o brasiliense sente na prática podem ser previstos olhando para o alto. O pico de temperaturas e a queda na umidade são característicos do período que antecede a chegada das chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as águas comecem a cair nesta segunda-feira (21/10) ou terça (22).


Enquanto não chove, resta ao brasiliense se refrescar como pode para tentar suportar o calor. A temperatura ontem chegou a 35,5;C no Gama e a 33,2;C no Plano Piloto, de acordo com o Inmet. As atividades ao ar livre são opção frequente quando o clima está assim. O Lago Paranoá é uma das escolhas preferidas da população quando a temperatura aumenta.

Esse foi o caso da servidora Sabrina Magno, 27 anos. Ela saiu do Guará para se divertir com stand up paddle no Deck da Asa Norte. ;A gente queria fazer uma atividade ao ar livre por causa do calor e eu pensei no Lago;, comentou. Para ela, o brasiliense tem de aproveitar antes que a chuva chegue.

A dentista Rafaela Peixoto, 30 anos, também costuma frequentar o Lago Paranoá para nadar. Apesar de buscar diversão, ela não deixou de se cuidar. ;Já me lambrequei toda de protetor solar. É o pacote do calor: protetor, garrafinha de água e uma água de coco depois;, afirmou.

Alívio nas águas

Já o casal Marlom Vieira, 23 anos, e Edina Patrícia Ferreira, 35 anos, planejava ir para alguma cachoeira, mas decidiu de última hora apostar em caiaque no Lago. ;Queríamos ir para Pirenópolis (GO), mas foi difícil acordar. Aí, meia hora antes de sair, decidimos mudar de direção e ir para o lago;, disse o engenheiro civil.

Por causa do calor, os dois, acompanhados da irmã de Marlom, a estudante Priscila Vieira, 13 anos, saíram de Taguatinga para aproveitar o dia às margens do Paranoá. Mesmo com a mudança de planos, o grupo estava satisfeito com o passeio no domingo de sol.

Quem também decidiu se refrescar no lago de última hora foi o mecânico Giovane Cabral, 23 anos. Ele saiu com Andreina Vieira, 19 anos, e o filho de 2 anos para passear e tirar fotos no lago. Mas não resistiu e decidiu dar um mergulho. ;Eu nem planejava nadar, mas aí acabei pulando;, explicou.

O morador da Asa Norte é figurinha carimbada no cartão-postal de Brasília. Ele, contudo, diz que não se importa tanto com o calor. ;Sou paraense, estou acostumado;, comentou. Andreina é baiana e também não sofre tanto com as altas temperaturas. ;Além disso, eu estudo de noite, quando é mais fresco;, acrescentou. Mas na falta de praia e em um domingo de calor, eles concordam: é difícil resistir ao Lago Paranoá.

Há também quem aproveite as piscinas. Em condomínios em Águas Claras, elas ficaram lotadas ontem. Moradores encheram a área de lazer de diversos prédios na cidade.

Sabrina Magno e Rafaela Peixoto (atrás), no Deck da Asa Norte

[FOTO3]

Expectativa

A probabilidade de chover hoje deve ser maior. A expectativa é de que o dia seja nublado, com possíveis pancadas de chuva e trovoadas isoladas. ;Esta semana será bem diferente dos últimos dias por causa do retorno da chuva a partir desta segunda-feira;, comentou a meteorologista do Inmet Naiane Araújo.

Ela ressalta que os próximos dias terão tempo instável, mas a umidade voltará a subir. ;Hoje ainda vamos sentir o tempo bastante abafado, mas a tendência é de que a temperatura diminua amanhã, ficando entre 20;C e 28;C. A nebulosidade vai dar uma segurada no termômetro;, completou.

A mínima, ao amanhecer, deve ser de 19;C no Plano Piloto e de 16;C nas outras regiões administrativas. Já a máxima pode chegar a 32;C no centro de Brasília e a 34;C no resto do DF. A umidade deve variar entre 90% e 45%.

Bom para os negócios

Se tem quem reclame do calor, há também quem lucre com ele. O empresário Bruno Douglas Lopes, dono de uma sorveteria, conta que, nesta época do ano, o movimento aumenta, no mínimo, 60%. Ele é responsável pela fabricação dos gelatos da casa e explica que o clima afeta o método de produção.

;Quando o tempo está mais quente, ele é feito de forma que fica mais gelado na boca. Quando está mais frio, fazemos de outra forma e ele não dá aquela sensação de congelar a cabeça;, brinca.

Isabela Santos, 21, foi buscar a irmã, Rafaela Santos, 13, ambas estudantes, na casa da prima. Mesmo no fim da tarde, o calor ainda incomodava, então a mais velha teve a ideia de se refrescarem com sorvete. ;Não estava nada combinado, mas o calor incentivou;, explicou.

Moradoras do Lago Sul, preferem ficar no ar-condicionado a mergulhar na piscina de casa. Há opções também para quem não quer ingerir tantas calorias. A família Pereira preferiu o açaí. Enquanto a mãe Gislene opta por ele por ser mais saudável, pai e filha gostam do fruto do Norte porque o consideram mais saboroso. ;Desde que o calor começou, estamos aqui quase toda semana;, garante José.

Quem está no caixa da loja de açaí é Ana Paula Mourão, servidora pública. Não é funcionária, nem proprietária, mas mãe do dono. ;O movimento aumentou demais e eu estou ajudando, porque ele está aqui de segunda a segunda sem parar;, relata. Com quatro meses, a loja superou as expectativas, com o dobro de clientes esperados, especialmente, agora, com o calor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação