Cidades

Acerto de contas do RJ?

postado em 21/10/2019 04:19
[FOTO1]


PEC da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ) exige ;ressarcimento; da União ao estado do Rio de Janeiro pelos prejuízos históricos decorrentes da transferência da capital do país para o Planalto Central. A divisão com o estado carioca ocorreria por 10 anos e, depois, os valores seriam repassados também a outras unidades da Federação.

Caso a proposta seja aprovada este ano, a conta ficaria por volta de R$ 7,2 bilhões para o DF, e o mesmo valor para o RJ. À época da publicação do projeto, a deputada falou sobre o objetivo da medida. ;A transferência da capital para o Centro-Oeste do país foi feita sem colocar em ação qualquer plano de compensações para o Rio, acionando uma ;bomba-relógio;. O antigo Distrito Federal foi abandonado à própria sorte, sem qualquer perspectiva de futuro, após 197 anos na função de coração nacional;, disse.

Recentemente, o governador Ibaneis Rocha (MDB/DF) se posicionou contra o projeto de Clarissa Garotinho. ;Não acredito que isso venha a acontecer. É um projeto equivocado de uma deputada que não tem a representatividade que imagina ter, mas é um direito dela. Ela pode propor e nós vamos trabalhar lá dentro com a conscientização de que esse Fundo Constitucional é do Distrito Federal;, defendeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação