Cidades

Brasilienses somem na Chapada

Grupo de cinco trilheiros saiu em direção a uma cachoeira na sexta-feira e deveria se encontrar com um guia turístico no domingo, o que não ocorreu. Bombeiros goianos organizam força-tarefa para localizá-los

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/10/2019 04:16
[FOTO1]
O Corpo de Bombeiros de Goiás fará hoje uma força-tarefa para tentar localizar as cinco pessoas que estão desaparecidas na Chapada dos Veadeiros. Os militares procuram o grupo desde a manhã de ontem. Auxiliados por cães da corporação e guias voluntários locais, eles saíram à procura dos brasilenses Maria de Cássia Ferreira Sanches, 51 anos, e Gustavo Bacelar. Outras três pessoas, não identificadas até o fechamento desta edição, também seguem sumidas.

Maria de Cássia e o fuzileiro naval Gustavo saíram de Brasília em direção a Alto Paraíso (GO) ainda na madrugada de sexta-feira. O objetivo era percorrer o trajeto conhecido como Travessia Leste e concluir o percurso no domingo, na Cachoeira do Dragão. Segundo ocorrência registrada pela filha de Maria de Cássia, a mãe deixou o carro estacionado em uma pousada, no centro da cidade, e seguiu para a trilha a pé por volta das 7h30 de sexta-feira. ;Ela é uma cliente antiga e não queria deixar o carro na rua. Então, pediu para eu guardar aqui, porque o estacionamento é amplo e fechado;, diz a dona da pousada, que não quis se identificar.

O Correio apurou que o grupo deixou o local sem guia. O roteiro do trekking previa que, ao fim da trilha ; a Cachoeira do Dragão ; Maria de Cássia, Gustavo e os demais integrantes se encontrariam, às 8h30 de domingo, com um profissional contratado para auxiliá-los no restante do caminho. No entanto, o guia teria chegado às 9h ao local e esperado por cerca de uma hora, sem que o grupo aparecesse.

Desde então, o grupo não deu mais notícias. ;A gente vai estabelecer as buscas na região (entre as cachoeiras do Macacão e do Dragão), mas não descartamos que eles possam ter tomado outros caminhos. O ponto base será nesse percurso, uma vez que a informação veio da própria filha de uma das desaparecidas;, afirmou o tenente-coronel Fernando Caramaschi, assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros de Goiás.

A força-tarefa contará com reforço de cães da corporação, um helicóptero e especialistas em busca. Além disso, os Fuzileiros Navais enviarão uma equipe para ajudar nas buscas.

De terça-feira a sábado, o Corpo de Bombeiros de Goiás combateu um incêndio de grandes proporções na Chapada dos Veadeiros. As chamas atingiram mais de 300 hectares de vegetação e se concentraram na região de São João D;Aliança, cidade a 69km de Alto Paraíso. O guia turístico Robson Rosa disse que um incêndio oferece risco para trilheiros e pode atrapalhar as caminhadas. ;Não é possível confirmar se o grupo foi prejudicado, mas o fogo é muito perigoso e pode influenciar a atividade;, alertou.

Travessia Leste

O roteiro de trekking explora a região leste da Chapada dos Veadeiros, com um percurso de 40 a 70km de extensão e leva de três a oito dias para ser percorrido, dependendo do trajeto escolhido. A caminhada liga os municípios de Alto Paraíso e São João D;Aliança. O roteiro é recomendado apenas para pessoas com bom condicionamento físico por ter trechos de subidas e descidas intensas.

Segundo Pedro Santos, guia turístico de ecoturismo de aventura, pode-se optar por fazer só trechos da travessia ; como o grupo de brasilienses, que escolheu passar pelo Sertão Zen, pela Cachoeira do Macacão e pela do Dragão. O profissional, também conhecido com Pedrishna, estuda o percurso para fazer a trilha com segurança: ;O caminho não é tão bem marcado. É necessário ter preparo.;

* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart

"A gente vai estabelecer as buscas na região (entre as cachoeiras do Macacão e do Dragão), mas não descartamos que eles possam ter tomado outros caminhos. ;
Fernando Caramaschi, bombeiro


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação