Cidades

Semana será de chuva no DF

Águas voltaram a cair ontem, depois de um fim de semana de muito calor e seca. Previsão do Inmet é de pancadas fortes e trovoadas nos próximos dias. Instituto chegou a emitir alerta em razão das rajadas de vento

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/10/2019 04:16
[FOTO1]
O céu claro foi aos poucos dando espaço para as nuvens entrarem em ação. Se no fim de semana a palavra que definia o tempo era calor, ontem, o céu nublado e a chuva trouxeram um pouco de frescor e alívio. Brasilienses registraram precipitações em diversos pontos do Distrito Federal, como Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Asa Sul e Asa Norte. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as chuvas continuem até sexta-feira.

As águas ajudaram a diminuir a temperatura. Depois de o DF registrar 35;C no último domingo, a máxima ficou em 28;C ontem. Para quem não aguentava mais tanto calor, a chuva veio em uma ótima hora. É o caso da estudante Maria Fernanda da Silva, 19 anos, que sofria com as alergias, intensificadas pela seca. ;Eu gosto dessa sensação do período chuvoso, de aconchego e refrescância. Às vezes eu me sentia fraca, justamente por conta da alergia. As reações físicas aumentavam e isso me atrapalhava. Por vezes, não me permitiam fazer certas atividades;, diz.

Moradora da Asa Norte, Larissa Aina Inaba Kurita, 20, ficou feliz com as precipitações, mas se preocupa com o trânsito da região. ;Sempre que chove na Asa Norte dá alagamento e um congestionamento insuportável. Porém, não tem o que fazer. O jeito é aceitar e sair de casa com antecedência.; Contudo, a estudante pondera que, no auge das altas temperaturas e baixa umidade, o deslocamento era ainda pior. ;Caminhar e pegar ônibus no sol escaldante e em uma secura extrema é insuportável, tem dias que é até difícil respirar. Meu nariz sangrou algumas vezes;, lembra.

A chuva também pegou algumas pessoas desprevenidas. A aposentada Lúcia da Silva, 65, moradora do Riacho Fundo, sempre anda com guarda-chuva na bolsa, mas justamente ontem, quando seria necessário, esqueceu. ;Parece que eu estava segurando a chuva. E o pior é que não trouxe nem blusa de frio;, lamenta em tom de brincadeira.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olivio Bahia explica que a chuva de ontem veio de um canal de nuvens que saiu do sul da Amazônia e atingiu a região central do país, chegando até o Sudeste. O tempo chuvoso deve permanecer nos próximos dias. ;Tem boas chances de chuvas até sexta-feira. Para a outra semana, é preciso acompanhar direito para dizer se vai chover ou não;, afirma Bahia.



Alerta

As chuvas devem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Devido às precipitações intensas, o Inmet emitiu um alerta que deve durar até as 12h de hoje. A previsão é de que chova até 50mm/dia, durante esse período, e os ventos cheguem a 60 km/h.

A intensidade das chuvas preocupa alguns moradores da capital. Maria José, mora na Asa Norte e costuma ficar assustada com as fortes chuvas. ;Eu não gosto. Tenho muito medo da chuva, porque quando ela vem muito violenta até balança as janelas da minha casa;, pontua. Mas entre a secura extrema e a chuva, Maria José opta pela segunda. ;Lábios ressecados, muito calor, muita dor de cabeça. Não dá vontade de fazer nada. Então, mesmo com o meu medo, prefiro essa época do ano.;

É importante também estar atento aos veículos, não só à condução, como também à manutenção. Idalmo cardoso, 51, servidor público, morador de Taguatinga, já se preveniu. ;Com o período chuvoso, as pistas ficam muito escorregadias, e, por isso, eu já calibrei os pneus e desde do mês passado revisei os freios;, afirma. O servidor ainda torce para que o período garanta chuva suficiente para evitar racionamentos de água. ;Ano passado, na época do racionamento toda a rotina da minha casa foi mudada para se adequar ao período. Sem contar o impacto ambiental.;

Restrição

A chuva veio em boa hora para algumas áreas do Distrito Federal. Ontem, as regiões de Planaltina e Sobradinho ficaram sem água devido à falta de recursos hídricos do sistema do Piripipau. A iniciativa faz parte do Plano de Restrição para o Sistema de Abastecimento de Água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Aprovado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), o plano permite que a Caesb implemente medidas de restrição no abastecimento da região.

A companhia informa que devido às altas temperaturas, o período de estiagem e o aumento de consumo de água no último fim de semana, a captação da Caesb foi reduzida em 100 litros por segundo. Com a vazão atual de 160 litros, não seria possível garantir a demanda de água para a população de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina. A Caesb pede, também, que moradores de São Sebastião e do Jardim Botânico economizem água, pois os mananciais que abastecem a região também estão em níveis baixos.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

60 km/h
É a velocidade a que os ventos podem chegar hoje, segundo previsão do Inmet

Previsão do tempo para hoje

Nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Pode chover forte
Máxima: 30;C
Mínima: 18;C
Umidade: entre 95% e 50%
Fonte: Inmet


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação