Publicidade

Correio Braziliense

Terracap faz acordo com tribo indígena e viabiliza a conclusão da via W9

Famílias que viviam no trecho por onde passará a via serão realocadas para uma reserva na imediações do Noroeste


postado em 22/10/2019 15:27 / atualizado em 22/10/2019 16:01

Acordo foi assinado na sexta-feira (18/10)(foto: Terracap/ Divulgação )
Acordo foi assinado na sexta-feira (18/10) (foto: Terracap/ Divulgação )
A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e as comunidades indígena Kariri-Xocó e Tuxá assinaram um acordo para transferência das famílias da tribo, residentes no Setor Habitacional Noroeste, para uma área de 14 hectares na imediações do próprio bairro. A ação vai permitir a conclusão da via W9 no Noroeste. 

Ao todo, 16 famílias serão transferidas para o local onde será construída a Reserva Indígena Kariri-Xocó e Tuxá do Bananal-DF. De acordo com o termo de compromisso, assinado na sexta-feira (18/10), a área será doada pela Terracap à União e administrada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Oito das 16 famílias serão realocadas de forma imediata para residências provisórias até que as fixas fiquem prontas. O acordo entre as parte tem o objetivo de concluir a construção da via W9, que permite o tráfego de veículos entre o Setor de Transporte Norte (STN) e a DF-040, próximo ao Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). Parte do trecho onde passará a via é, atualmente, ocupado pelas comunidades indígenas. 

A Terracap informa que vai fazer obras na área destinada às comunidades. Dentro de um ano, a região vai ganhar infraestrutura, que inclui sistema de abastecimento, esgoto e energia. Serão construídas também 16 unidade habitacionais, uma guarita, um centro de convivência indígena, sete ocas, um terreiro e uma casa de produção de farinha. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade