Cidades

Curtas - 21

postado em 24/10/2019 04:16
[FOTO1]
; JUDICIÁRIO
DEBATE RACIAL

Brasília sedia, hoje e amanhã, a terceira edição do Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (3; Enajun). O evento, promovido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF), com apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pretende fomentar reflexões sobre a magistratura brasileira, a representatividade e a falta de projeção racial no Judiciário. Entre as atividades estão previstas palestras e grupos de trabalho para debate sobre esses temas. O encontro, que ocorre no auditório Pedro Calmon do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é gratuito e aberto ao público. Informações: www.amagis.org.br.


; CRISE NO ALUB
REDE DE APOIO

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu uma reunião na tarde de ontem para discutir os problemas gerados pela crise da Rede Alub, que fechou as portas na última semana e segue com futuro indefinido. O encontro ocorreu na Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude e contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação, do DF Legal, do Procon, da Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Alub. Não houve acordo, mas orientou-se pais e responsáveis dos alunos a procurar transferências às instituições credenciadas pela pasta de Educação. A escola comprometeu-se a realizar esforços para entregar o histórico escolar dos estudantes em até 45 dias e, posteriormente, resolver as pendências financeiras.


; AGRESSÃO À PROFESSORA
MÃE FAZ ACORDO

O 2; Juizado Especial Cível de Ceilândia homologou acordo de conciliação entre uma professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e a mãe de uma estudante do Caic Bernardo Sayão, em Ceilândia. A educadora da instituição foi agredida com um tapa no rosto pela mãe da criança em 26 de junho. Na audiência de conciliação, ficou estabelecido entre as partes que a agressora deverá fazer uma retratação pública, textual, como pedido de desculpas. O material deverá ser lido em voz alta para o público presente na escola, no dia marcado, e, em seguida, será fixado no mural da unidade de ensino por sete dias corridos. Além disso, a mãe da estudante deverá pagar R$ 1 mil à educadora. A professora foi agredida após perguntar à mãe sobre a alimentação da criança. A aluna desmaiou em sala de aula, e a professora questionou se ela havia comido em casa. Irritada, a mulher agrediu a vítima na frente da própria filha. À época, a acusada foi levada para a 23; Delegacia de Polícia (Ceilândia) e detida por agressão, ameaça e desacato.


; VEÍCULOS DE EMRGÊNCIA
MAIS MULTAS

Dar passagem para veículos de emergência, como viaturas da polícia e ambulâncias, é lei, porém, nem todos os motoristas respeitam o som da sirene. Até setembro, 452 motoristas foram autuados no Distrito Federal, 10,7% a mais do que o ano passado, quando foram registradas 408 ocorrências no mesmo período. Os números são do Departamento de Trânsito (Detran) e incluem registros da Polícia Militar e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). A infração é gravíssima, e o descumprimento da norma implica multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A penalidade está prevista no artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é aplicada quando motoristas não dão passagens para ambulâncias, veículos de socorro de incêndio e salvamento, além de veículos policiais, de fiscalização de trânsito e de batedores em serviço.


; PLANTAS MEDICINAIS
PROJETO com ÓLEOS

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal desenvolve projeto com o objetivo de extrair óleos essenciais de plantas medicinais para o tratamento de pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais da rede. A perspectiva é de que a iniciativa comece a ser testada na UBS do Lago Norte. ;Estamos estudando a aquisição da tecnologia de destilação de óleos para produção dos insumos;, explica o médico da família Marcos Trajano, coordenador do projeto da agrofloresta da UBS do Lago Norte. Em parceria com a comunidade, é realizada a primeira etapa da cadeia produtiva dos insumos: o cultivo das plantas. Extraídos de raízes, troncos, folhas, flores, frutos e das sementes de plantas, os derivados vegetais podem ser utilizados na pele, ingeridos ou inalados. Entre algumas das indicações para tratamento com as essências estão dor, inflamações, ansiedade, alergias, feridas, problemas gastrointestinais e ginecológicos, infecções. Elas também são antissépticos.




; SUSTO
MOTORISTA ENCONTRADO

O motorista de transporte por aplicativo Márcio Rodrigues da Silva (foto), 42 anos, foi localizado e passa bem. O homem estava desaparecido desde a tarde da última segunda-feira, após ter deixado a ex-mulher Débora Pereira, 37, em casa, no Setor Oeste, na Estrutural. Segundo o vigilante Maycon Carvalho, 36, amigo de Márcio, o motorista havia telefonado para ele na tarde de ontem, informando de que estava em Minas Gerais, em um monte de oração, mas que voltaria para Brasília em breve. ;Ele contou que resolveu sair sozinho para dar uma espairecida. Pegou o carro, saiu dirigindo e foi para Minas. Parece que ele tem um parente lá, mas acabou se perdendo e ficando sem sinal no celular;, relatou Maycon.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação