Cidades

Moradores declaram amor por Samambaia no aniversário de 30 anos da região

Cidade comemora 30 anos em pleno crescimento. Moradores declaram o carinho à região administrativa

Thais Umbelino*
postado em 25/10/2019 06:00
[FOTO1]Ao comemorar 30 anos, Samambaia é uma cidade consolidada e celebra, nesta sexta-feira (25/10), uma realidade diferente de quando tudo começou. O cerrado com poucas casas, muita poeira e infraestrutura precária foi se transformado em uma cidade urbanizada e com comércio crescente. Conhecida como a menina dos olhos do então governador Joaquim Roriz, o objetivo inicial de criar a 12; Região Administrativa do Distrito Federal, em 1989, era abrigar famílias oriundas de invasões, um dos grandes problemas do DF à época. A cidade foi crescendo, ganhou vigor e, atualmente, abriga 232.893 habitantes, segundo última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018 da Codeplan.

As primeiras quadras que surgiram foram a 401, 402 a 416. Logo em seguida, vieram as expansões. Em agosto, Bruna Suellen Lima comemorou seus 30 anos de idade. Nesta sexta-feira (25/10), celebra o aniversário do local onde nasceu. A vendedora foi criada na área periférica da cidade e depois se mudou para o centro de Samambaia. ;Gosto daqui, porque dá para fazer tudo a pé. Meu trabalho fica bem perto de casa;, relata. A boa relação é marcada pela vontade de ficar. ;Não penso em sair daqui;, conta.

A forma com que a água chegava às casas nos primeiros anos marcou Miriam Gonçalves, 49. Além do chafariz, a educadora lembra do caminhão-pipa que passava para abastecer as casas e escolas, além de molhar as estradas de barro. ;Quando vinha o mês de agosto era só a poeira. Era uma bênção quando o carro-pipa passava jogando água na rua;, relembra. A atual vice-diretora da Escola Classe 501 iniciou a relação com a cidade quando tinha 19 anos, quando entrou na Secretaria de Educação. ;Comecei na Escola Classe 419. Para conseguirmos atender toda a população, abrimos quatro turnos. Já passei por três escolas, todas aqui dentro de Samambaia;, relembra.
Samambaia é hoje uma cidade moderna que se destaca na economia do Distrito Federal

Washington Luiz, 56 anos, foi um dos primeiros moradores da quadra 431, no Setor Noroeste: ;Quando nós chegamos aqui, ninguém queria vir. Era tudo cheio de mato e abandonado;. Com o passar dos anos, a configuração do local foi mudando. Em 2010, o agora líder comunitário se deu conta de que o espaço já não era o mesmo: ;Comecei a perceber um grande crescimento de arranha-céus;. Apesar das mudanças, Washington Luiz chama a atenção para locais de Samambaia que ainda precisam de uma atenção maior. ;O Setor Noroeste e a área rural possuem uma necessidade muito grande de políticas públicas. Eu vou trabalhar no setor até o fim da minha vida;, diz.

Marilene Ferreira, 48, também coleciona histórias da cidade. São 26 anos morando no local, e há 20 trabalhando em um comércio local. Ela diz que não a trocaria Samambaia por nenhuma cidade: ;A realidade mudou muito desde que vim morar aqui. Mas eu sempre gostei de Samambaia. Onde eu resido, o pessoal é muito acolhedor. É um ajudando o outro, como uma família mesmo. Gosto muito daqui;.

A comerciante se mudou para a quadra 612, Samambaia Sul, quando se casou. ;Os preços e aluguéis eram bem mais acessíveis, comparados aos de hoje. Inicialmente, nós morávamos em uma casa cedida e depois conseguimos comprá-la;, conta Marilene.

Memórias

;Samambaia em si tem uma história. E a quadra 501 tem uma recordação especial para mim. Foi onde eu conheci vários amigos verdadeiros e minha esposa;. A memória de anos atrás de Irapuan Marques, 49, continuam frescas. Vindo de Pernambuco, o primeiro e único local que o funcionário público morou no DF foi Samambaia. ;Eu vim para ajudar meu irmão com as vendas do comércio. Na época, ganhei um lote na quadra 501, onde moro até hoje. Tenho muita história aqui com minha mulher;, comenta. ;O chafariz de Samambaia era um dos nossos pontos de encontro. Hoje já temos 27 anos de casados;, comemora.
[FOTO3]

O administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, percebe uma relação forte dos moradores com a região e conta que tem sido um desafio atender as demandas da comunidade. ;Temos uma grande missão na área de mobilidade, crescimento ordenado e segurança em Samambaia;, destaca.

Festas

Para comemorar o aniversário da região administrativa, vários eventos como desfile, shows e rodas de conversas estão previstos até o fim de outubro. Nesta sexta-feira (25/10), haverá um desfile com apresentação de 18 escolas públicas e participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Ao final, terá uma manifestação contra o feminicídio. O evento é organizado pelo Instituto Mulheres, Feminicídio Não e pela administração regional, com o intuito de fortalecer o apoio do governo com a sociedade civil para um diálogo saudável sobre o tema.

A programação musical ficará por conta do Festival Samamba Rock 2019, com 20 atrações até sábado. A atriz e produtora cultural Suene Karim traz, nesta sexta-feira (25/10), o evento Magia Negra ; a Festa, com objetivo de quebrar preconceitos, apresentar a multiplicidade da cultura africana e valorizar os artistas negros para Samambaia.

O Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO) também fará uma ação com objetivo de aproximar a PMDF dos líderes comunitários, comerciantes e comunidade local. Toda estrutura do batalhão responsável pela área ficará disponível de 29 e 31 de outubro e 1; de novembro, das 7h às 22h para reuniões, orientações, esclarecimentos e encaminhamentos de sugestões ao órgão (confira os locais).

* Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Magia Negra ; A festa
No Complexo Cultural Samambaia. Com Samba Rural do Recôncavo com Mestre Aroeira, Samba Pilado de Brabatão, DJ SA e Feira Alternativa Multiétnica. Sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 19h30. Ingresso: R$ 5. Contato: 99293-6547 ou suenekarimproducoes@gmail.com

Programação

Samamba Rock

; Nesta sexta-feira (25/10) ; Plutão Já Foi Planeta (RN), Almirante Shiva, Joe Silhueta,
Marcelo Marcelino, Penúria Zero, Venture, Intokáveis, Malice

; Neste sábado (26/10) ; Vulcano (SP), Bastard (BA), Cara de Porco (RJ), Macakongs 2099, Mofo e Vozes da Anarquia, Human Act, Marsalla.
Local: Estacionamento da Igreja da Santa Luzia (barca), na quadra 302 de Samambaia Sul
Horário: A partir das 18h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Indicação: 18 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação