Cidades

VÍDEO: Governo derruba construções no condomínio Nova Petrópolis

Casas, paredes, piquetes e fossas foram retirados pelas equipes do DF Legal. Segundo a pasta, estavam em área pública

Mariana Machado
postado em 25/10/2019 23:46

[FOTO1] Uma ação de derrubada de casas do DF Legal, antiga Agefis, no condomínio Nova Petrópolis, entre Sobradinho e Planaltina, motivou um protesto que bloqueou A BR-020 no fim da tarde desta sexta-feira (25/10), causando seis km de engarrafamento.

Moradores do condomínio usaram fogo para fechar as faixas, na altura do km 16, sentido Brasília - Planaltina. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 100 pessoas participaram do ato.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para desobstruir a via que, por volta de 18h já estava liberada. Nenhum manifestante foi preso. O técnico em eletrônica Carlos Alexandre da Costa, 39 anos, foi um dos participantes.
Segundo ele, em uma das casas derrubadas, vivia um casal com um filho, ainda criança. ;O Ibaneis tinha prometido que não ia derrubar mais, e que os derrubados ele ia reconstruir, mas quebrou a promessa;, critica. Morador da quadra 3 há cerca de dois anos, ele conta que é dono do lote desde 2015. ;Esses terrenos eram da União e foi passado ao GDF para habitação;, declara.
Em nota oficial, o DF Legal informou que o local da derrubada é uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris), que são espaços reservados para construção de equipamentos públicos, isto é, escolas e postos de saúde. ;A ocupação irregular dessas áreas remanescentes praticamente inviabiliza a regularização fundiária do local;, diz o texto.
Área ocupada pelas construções é destinada a escolas e postos de saúde Ao todo, 20 construções em alvenaria, uma em madeira, além de muros, piquetes, ruas abertas com canos subterrâneos, fossas sépticas, bases de concreto e ligações de energia clandestinas foram retiradas.
;A operação faz parte da missão institucional da secretaria, que ; aliada a outros órgãos do GDF ; trata de impedir que novas invasões avancem e que a população seja lesada e enganada por grileiros. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Habitação tem criado novas áreas para oferecer casas e apartamentos em todo o Distrito Federal;, conclui a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação