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postado em 28/10/2019 04:07
[FOTO1]Asa Sul
Problema em coleta de vidro


O leitor Eugênio Giovernardi, 85 anos, entrou em contato com a coluna para questionar um serviço de coleta de recipientes de vidro na Asa Sul. O morador da SQS 406 afirmou que o condomínio T, do qual é conselheiro fiscal, aderiu, há alguns meses, ao convênio do GDF com o SLU e a Green Ambiental para execução da coleta de vidro, mas que a empresa se recusa a recolher o material ;sob a condição impositiva de o condomínio comprar dela o contêiner;.

; O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que, embora seja material reciclável, não há no DF reciclagem de vidro, por falta de viabilidade econômica, já que a fábrica mais próxima está a cerca de 1.000 km de distância. Existem iniciativas particulares que fazem o serviço, mas não são de responsabilidade do SLU, e que a empresa Green Ambiental realiza, por conta própria, parcerias com moradores e estabelecimentos comerciais para o recolhimento de vidro e sua comercialização fora do DF. ;O SLU não é responsável por esses acordos e não tem qualquer relação contratual com a referida empresa, ou qualquer outra que atue nesse segmento;, disse a autarquia. O SLU orientou que seja feita a entrega do vidro gerado em pontos de entrega voluntária. Caso não seja possível, colocar o vidro com resíduos domiciliares orgânicos para serem encaminhados ao Aterro Sanitário de Brasília. Devem estar embalados em caixas de papelão para evitar acidentes. Caso o material ultrapasse 120 litros por dia, o armazenamento e destinação correta são de responsabilidade do gerador, conforme a Lei 5.610/2016.






Asa Norte
Bocas de lobo no Eixinho


O morador da Asa Norte Jadir Rabelo reclamou da falta de duas tampas em boca de lobo no Eixinho L, próximo à tesourinha da Quadra 213 Norte, no sentido Asa Sul. Segundo relato do leitor, as duas bocas de lobo no local estão abertas, sem proteção.

; A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que irá enviar técnicos ao local para verificar a situação e, quando possível, iniciar os reparos necessários. A companhia também afirmou que realiza manutenção contínua das bocas de lobo, inclusive com reposição de tampas/grelhas, mas que o material constantemente alvo de furtos e isso dificulta a manutenção. Por fim, a Novacap orientou que moradores que estejam próximos a locais que necessitem de manutenção devem procurar a Administração Regional da Cidade ou a Ouvidoria da companhia, pelo número 3403-2626.




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