Cidades

Devoção a São Judas Tadeu

Fiéis reuniram-se ontem na paróquia que leva o nome do apóstolo, na 908 Sul. Eles foram ao templo rezar, agradecer e celebrar a data do santo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/10/2019 04:16
[FOTO1]

Igreja lotada, fiéis com a camisa do Flamengo e o coração cheio de fé. Ontem, devotos de São Judas Tadeu reuniram-se na paróquia destinada a ele, na 908 Sul. Durante todo o dia, foram celebradas missas em homenagem ao santo, lembrado de forma especial em 28 de outubro, data dedicada ao apóstolo de Jesus Cristo.

Judas Tadeu é conhecido como o santo das causas impossíveis, mas, quando se trata de fé, a palavra impossível se perde no meio de tanta oração. O administrador Dayan Mendonça Henriques, 46 anos, e a contadora Daniela Machado Henriques, 37, foram pedir a intercessão do santo para a cura da filha, Manuela, que completou 2 anos ontem. ;Era para ela ter nascido em dezembro, mas São Judas deu um jeitinho de trazer para o dia dele. A Manu era uma criança saudável, mas, com 8 meses, teve uma parada cardiorrespiratória. Foram 40 minutos de reanimação, e ela está em coma desde então;, relatou a mãe, sem conseguir conter as lágrimas. Devota do apóstolo, Daniela contou que foi ali, na paróquia da Asa Sul, onde foi batizada e se casou.

Com celebrações a cada duas horas, ontem a programação encerrou os quatro dias de festa, que teve missas e barraquinhas. Foram sete missas durante todo a segunda-feira. Uma delas, pela manhã, presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony. ;São Judas Tadeu foi um apóstolo de Jesus e alguém que deu a vida por ele. Vocês, fiéis, trazem hoje suas súplicas, necessidades e o desejo de um milagre. Que ele interceda por nós;, disse.

O pároco Carlos Costa Carvalho ressaltou que, além de celebrar o dia do santo, a festa é uma forma de manifestação de fé. ;É uma manifestação pública na força da oração e da intercessão, através daqueles que já são apresentados como modelo no seguimento de Jesus e são hoje o nosso exemplo;, destacou o sacerdote.

A manifestação de fé dos devotos estavam nas orações, assim como nas vestimentas e nos acessórios. O servidor público Pedro Mouta, 57, vestido com uma camisa com a imagem do santo, foi com o filho para a missa. ;Eu sou devoto, assim como a minha família. Ele sempre me ajudou nos maiores apertos, e acredito que é assim com todos;, afirmou. Pedro comentou que, desde que veio do Rio de Janeiro para Brasília, em 1969, frequenta a paróquia.

Fiéis cariocas

Além de ser o santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu é o padroeiro dos flamenguistas. O padre Carlos explica que a relação com o time veio da devoção dos fiéis cariocas. ;Há também uma paróquia no Rio de Janeiro, e a devoção a São Judas lá, como a São Jorge, é muito intensa. E ele ficou configurado como o padroeiro dos flamenguistas.;

Por esse motivo, diversos torcedores foram para a celebração com a camisa do time de futebol. O engenheiro florestal Fernando Gouveia, 45, foi com a esposa, a analista de sistema Flávia Gouveia, 44, e fez questão de colocar o uniforme. ;Eu me casei aqui, e, todo ano, a gente vem para rezar. Eu venho pedir graça, pedir a intercessão dele e, como flamenguista, aproveito e agradeço pelo momento que o time está passando;, comentou Fernando.

O servidor público Paulo Eduardo Macedo, 50, devoto de São Judas Tadeu, também fez questão de levar o amor pelo time para a celebração. Com o símbolo do Flamengo e a imagem do padroeiro estampados na camisa, ele foi orar e agradecer. ;Desde pequeno, venho no dia 28 celebrar o Dia de São Judas Tadeu. No início, eu nem sabia dessa relação com o Flamengo, mas, quando fiquei sabendo, casou tudo;, disse.

"São Judas Tadeu foi um apóstolo de Jesus e alguém que deu a vida por ele. Vocês, fiéis, trazem hoje suas súplicas, necessidades e o desejo de um milagre. Que ele interceda por nós;
Dom Marcony, bispo auxiliar de Brasília
Saiba Mais
Apóstolo de Cristo
São Judas Tadeu é um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Para os católicos, ele é o santo das causas impossíveis. O padre Carlos Costa Carvalho, pároco da igreja na Asa Sul, explica que São Judas dedicou sua vida a seguir Jesus até ser martirizado. O apóstolo morreu degolado por um machado, por isso, na imagem dele, o santo é representado segurando esse objeto.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação