Jornal Correio Braziliense

Cidades

Força-tarefa de reconstrução mamária no HRT realiza 73 cirurgias

A força-tarefa atendeu mulheres que estão na fila de espera pela cirurgia de reconstrução após o câncer de mama

[FOTO1] O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realiza, há quatro anos, força-tarefa de reconstrução mamária de mulheres que estão na fila de espera pela cirurgia de reconstrução após o câncer de mama. Neste ano, os procedimentos foram realizados entre 21 e 25 de outubro e tiveram a colaboração de dezenas de voluntários.

Foram realizadas 73 cirurgias, sendo que seis das pacientes passaram por duas cirurgias ; mastectomia com retirada total da mama e reconstrução imediata (plástica mamária reconstrutiva) ;, além de simetrizações, colocação de próteses, reconstrução de aréola e mamilos. Outras 13 mulheres tiveram as aréolas tatuadas.

As equipes do HRT contaram com a colaboração de um número expressivo de voluntários, para apoio na realização dos procedimentos. Ao todo, foram 38 cirurgiões, 24 anestesistas, dez enfermeiros, 30 técnicos e três tatuadores que doaram seu tempo, somente no Centro Cirúrgico.

Outros 27 profissionais atuaram no Centro de Esterilização de Materiais e nas enfermarias. Esses voluntários são os próprios servidores da unidade que foram trabalhar fora de seu horário normal de expediente, servidores aposentados, profissionais de outras unidades de saúde do Distrito Federal e de estados vizinhos.