postado em 31/10/2019 04:17
[FOTO1]Faltam dois dias para o feriado de Finados, data em que os cemitérios recebem centenas de pessoas que visitam os túmulos de parentes e amigos. Porém, muitos preferem ir antes ao local, seja para preparar o sepulcro para 2 de novembro, seja para evitar o movimento do feriado.
A autônoma Tailândia Pereira, 51 anos, aproveitou ontem para regar a grama, limpar a lápide e renovar as flores do jazigo da mãe. ;Para mim, no túmulo não tem só os ossos; também tem a saudade, a falta que a gente sente. Não é porque morreu que acabou;, disse.
Para evitar o fluxo de pessoas, a fotógrafa Maroa Lacerda, 56, também foi antes visitar o túmulo da irmã. ;Sei que é apenas um gesto simbólico, mas é uma forma de manter o carinho por ela.;
A tranquilidade também fez o aposentado Severino de Brito, 81, ir ao jazigo da mãe dele antes do feriado. Acompanhado do filho e do irmão, ele aproveitou para pintar e limpar a sepultura. ;Todos os anos, nós viemos fazer uma reforma, acender umas velas.;
Os cemitérios da capital vão funcionar em horários e com serviços diferenciados para atender ao aumento da demanda no sábado. Ao todo, serão 26 funcionários extras, além dos 170 trabalhadores regulares da empresa Campo da Esperança Serviços Ltda., responsável pelas seis unidades do DF.
Quanto à segurança, haverá mais 50 vigilantes, além dos 50 regulares. A empresa ainda informa que terá o apoio da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Corpo de Bombeiros.
Para receber os visitantes, os cemitérios são preparados com antecedência, com limpeza, dedetização e pintura dos meios-fios.