[FOTO1]O culto do Dia dos Mortos é celebrado no México desde antes da conquista espanhola. Os mexicanos acreditam que, nesta data, as almas têm permissão para descer à terra e conviver com seus entes queridos.
Enquanto no Brasil a data ; por aqui chamada de Dia de Finados ; é marcada por memórias dolorosas, por lá as famílias se reúnem para celebrar e refletir sobre o dia repleto de significados e elementos simbólicos, no período de 31 de outubro a 2 de novembro.
Desde 2008, a tradição do Dia dos Mortos se encontra inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural e Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).
Em decorrência das festividades, a Embaixada do México no Brasil realizou um evento na noite desta quinta-feira (31/10) com a participação de cerca de 150 pessoas para mostrar o altar dos mortos, um local em que se coloca a foto do falecido a quem se quer celebrar e outras oferendas.
"Este altar foi construído graças ao trabalho coletivo dos funcionários desta embaixada e coordenado pela nossa conselheira cultural, Patricia Pérez Figueroa, assim como com o dedicado apoio da minha esposa Blanca Estela, que montou as caveiras do estabelecimento", explica o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña.
Visitação
O altar estará aberto para visitações na Embaixada do México por uma semana, a partir desta sexta-feira (1;/11), até a próxima (8/11), com exceção do fim de semana. O acesso estará disponível de 10h às 12h, e de 15h, às 17h, no Espaço Cultural Alfonso Reyes, nas dependências da Embaixada. A participação é gratuita, e a visitação contará com explicações sobre a celebração mexicana.
[FOTO3]
*Estagiário sob supervisão de Fernando Jordão