Cidades

Embaixada do México monta altar para celebrar Dia dos Mortos

Espaço foi aberto com festa prestigiada por cerca de 150 pessoas. Altar estará aberto para visitações a partir desta sexta-feira (1º/11)

Thiago Cotrim*
postado em 31/10/2019 22:36

[FOTO1]O culto do Dia dos Mortos é celebrado no México desde antes da conquista espanhola. Os mexicanos acreditam que, nesta data, as almas têm permissão para descer à terra e conviver com seus entes queridos.

Enquanto no Brasil a data ; por aqui chamada de Dia de Finados ; é marcada por memórias dolorosas, por lá as famílias se reúnem para celebrar e refletir sobre o dia repleto de significados e elementos simbólicos, no período de 31 de outubro a 2 de novembro.

Desde 2008, a tradição do Dia dos Mortos se encontra inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural e Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Em decorrência das festividades, a Embaixada do México no Brasil realizou um evento na noite desta quinta-feira (31/10) com a participação de cerca de 150 pessoas para mostrar o altar dos mortos, um local em que se coloca a foto do falecido a quem se quer celebrar e outras oferendas.

Altar dedicado à memória dos entes queridos é tradição no país"Este altar foi construído graças ao trabalho coletivo dos funcionários desta embaixada e coordenado pela nossa conselheira cultural, Patricia Pérez Figueroa, assim como com o dedicado apoio da minha esposa Blanca Estela, que montou as caveiras do estabelecimento", explica o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña.

Visitação

O altar estará aberto para visitações na Embaixada do México por uma semana, a partir desta sexta-feira (1;/11), até a próxima (8/11), com exceção do fim de semana. O acesso estará disponível de 10h às 12h, e de 15h, às 17h, no Espaço Cultural Alfonso Reyes, nas dependências da Embaixada. A participação é gratuita, e a visitação contará com explicações sobre a celebração mexicana.

[FOTO3]

*Estagiário sob supervisão de Fernando Jordão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação