Cidades

Confira as alterações no trânsito no feriado do Dia de Finados

Cemitérios do DF abrem mais cedo e fecham mais tarde neste sábado (2/11), quando os brasilienses vão prestar homenagens a familiares e amigos mortos. Veja como fica a circulação de veículos nas áreas internas e o trânsito nas proximidades

Thais Umbelino*, Juliana Andrade
postado em 01/11/2019 06:00
[FOTO1]O feriado de finados é marcado pelo grande número de pessoas que reservam a data para visitar os túmulos de amigos e parentes. Para receber o público neste sábado (2/11), os seis cemitérios do Distrito Federal terão o horário de funcionamento estendido e uma programação especial, com diversas missas durante o dia. Os portões vão abrir uma hora mais cedo, às 7h, e fechar uma hora mais tarde, às 19h. O atendimento ao público será das 7h30 às 17h30.

O trânsito também muda. A partir desta sexta-feira (1/11), haverá sinalização de trânsito especial próximo aos cemitérios para organizar os fluxos de veículos e de pedestres. Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério será fechado a partir das 13h.

Neste sábado (2/11), das 6h às 19h, o Detran atuará nas proximidades dos cemitérios de Brazlândia, do Gama, de Planaltina e de Taguatinga e contará com guincho e empilhadeira para remover veículos estacionados em locais proibidos. Em Taguatinga, na Avenida Hélio Prates, serão estabelecidas travessias de pedestres. Já o estacionamento em frente ao cemitério da região, São Francisco de Assis, funcionará com fluxo em sentido único, onde será destinado o embarque e desembarque de passageiros. A via de acesso ao campo-santo pelo setor de oficinas ficará parcialmente interditada.
[FOTO3]

No Gama, a pista para o cemitério será fechada, e a Avenida Contorno, na altura da rotatória de ligação à DF-475, ficará destinada para travessia de pedestres, além de embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Como os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não têm estacionamento interno, o acesso dos carros será restrito às pessoas com mobilidade reduzida e às viaturas. No Campo da Esperança, na Asa Sul, o trânsito ficará sob responsabilidade da Polícia Militar, que vai controlar o fluxo nas proximidades.
Ao longo deste 2 de novembro, os seis campos-santos da capital terão programação especial, com diversas missas ao longo do dia
[FOTO5]
Alteração do trânsito em Planaltina

Em todas as regiões administrativas que têm cemitérios, os agentes recomendam que os motoristas fiquem atentos para as mudanças no trânsito e busquem rotas alternativas. Pedestres devem atravessar apenas em locais sinalizados.

Homenagens

Para muitos, ir ao cemitério no 2 de novembro é um gesto de amor e demonstração de saudade pelo ente querido que se foi. Desde criança, Fernando Francisco da Silva Júnior, 44 anos, visita os familiares que partiram. ;Na infância, a morte é um evento difícil de entender. Com o passar dos anos, a gente vai perdendo amigos e parentes mais próximos, e a data de finados faz com que a gente reflita sobre isso. Não é um dia de tristeza, mas uma celebração da vida, e um momento para relembrar todo o bem que as pessoas que partiram nos fizeram;, opina.

O hábito de ir ao cemitério no feriado foi passado de gerações e, hoje, o advogado também leva os filhos. ;Acendemos velas, deixamos coroas de flores, fazemos preces e recordamos algumas histórias. É um momento pedagógico, um aprendizado que a igreja nos chama a nos submeter. Que essas pessoas intercedam por nós onde quer que elas estejam;, diz Fernando.

Há também aqueles que vão prestar solidariedade aos que já foram, mesmo sem conhecê-los. A estudante Ana Carolina Tunes, 20, organiza a ida de um grupo jovem da igreja. Neste sábado (2/11), cerca de 50 adolescentes irão ao cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, rezar pelos falecidos. ;A gente acredita que, com as orações, podemos ajudar. Vamos passar de túmulo em túmulo para fazer preces aos mortos. Também compramos algumas rosas;, conta. Sair da zona de conforto é uma das motivações dos fiéis. ;Muitas vezes, pessoas que estão lá não recebem nenhuma visita ou orações pelas suas almas. Serve de estímulo para nossa luta em crescer espiritualmente;, completa.

Segurança

Para atender ao público, a empresa Campo da Esperança vai reforçar o número de funcionários e de postos de atendimento neste sábado. Ao todo, serão 15 pontos e 26 profissionais extras, além dos 170 trabalhadores regulares. Para a segurança, haverá mais 50 vigilantes, além dos 50 fixos da empresa.

Veículos

Nas unidades de Brazlândia e Planaltina, a entrada de qualquer veículo na área interna vai ser proibida. Na Asa Sul, no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga, só poderão entrar carros com autorização de vaga preferencial emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran). Para circulação dentro desses quatro cemitérios, a empresa administradora, a Campo da Esperança Ltda., vai fornecer transporte coletivo gratuito.

*Estagiária sob supervisão de Marina Mercante

Primeiro crematório do DF

A empresa Campo da Esperança informa que, em breve, o DF deve receber um crematório, o primeiro da unidade federativa. Os fornos já foram encomendados pela concessionária, que aguarda o trâmite da importação e da liberação do espaço para iniciar as obras. O crematório era uma demanda antiga da administradora. A previsão é de que a licença ambiental para o funcionamento do serviço seja expedida ainda neste ano, pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O serviço deve começar a funcionar depois de 180 dias a partir da autorização.

Horários das missas

Neste Dia de Finados, a Arquidiocese de Brasília vai celebrar missas em diversos horários nos seis cemitérios do Distrito Federal. Confira a programação:

; Campo da Esperança (916 Sul)
8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h

; Cemitério de Brazlândia
(SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério)
9h e 16h

; Cemitério do Gama
(SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste)
8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h

; Santa Rita
(SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério, Planaltina)
8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h

; Cemitério de Sobradinho
(AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II)
8h, 9h30, 11h, 13h, 15h e 17h

; São Francisco de Assis
(SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte)
8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h

Visita antecipada

Algumas pessoas anteciparam a ida ao cemitério para evitar a lotação no Dia de Finados. Confira as fotos.

[FOTO1486500]

Túmulos mais visitados

Algumas pessoas aproveitam o feriado para visitar os túmulos de personalidades do DF. Estes são os 10 mais procurados no Campo da Esperança, na Asa Sul, segundo a administração.

; Bernardo Sayão Carvalho Araújo ; pioneiro
; Juscelino Kubitschek de Oliveira ; presidente da República
; Márcia Kubitschek ; filha de Juscelino e Sarah Kubitschek
; Ana Lídia Braga*
; Dulcina de Moraes ; atriz e fundadora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes João Cláudio Cardoso Leal*
; Marco Antônio de Velasco e Pontes*
; Mário Eugênio Rafael de Oliveira ; jornalista
; Maria Cláudia de Siqueira Del;Isola*
; Jorge Cauhy Júnior ; deputado distrital e fundador do Lar dos Velhinhos Maria Madalena

* Vítimas de assassinatos que provocaram comoção entre os brasilienses à época em que foram cometidos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação