Cidades

Finados: famílias antecipam visita aos túmulos no Campo da Esperança

Desde as primeiras horas do dia, o movimento no Campo da Esperança é intenso. Famílias rezam, limpam as sepulturas e colocam flores

Caroline Cintra, Juliana Andrade
postado em 01/11/2019 11:18
[FOTO1]O Dia de Finados é celebrado neste sábado (2/11), mas muitas famílias anteciparam a ida ao cemitério na manhã desta sexta-feira (1/11). No Campo da Esperança da Asa Sul, uma fila de carro se formou na entrada do campo santo e por todo lado havia pessoas visitando ou limpando os túmulos. Desde cedo, comerciantes de flores e velas montavam barraquinhas na região.

A empresa Campo da Esperança, que gerencia os cemitérios de Distrito Federal (DF), não tem uma estimativa de público para este sábado, mas estendeu o horário de funcionamento. Os portões irão abrir uma hora mais cedo, às 7h e fechar uma hora mais tarde, às 19h.

O grande número de visitantes gerou engarrafamentos na entrada e nos arredores do cemitérioDesde que o marido faleceu, há cinco anos, devido uma diabetes, a aposentada Maria de Fátima Ferreira, 64 anos, visita o Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, onde o corpo está enterrado. No entanto, o Dia de Finados, segundo ela, é mais especial. Temendo a lotação no local no sábado (2/11), decidiu adiantar a homenagem.

"Todo ano, o Dia de Finados mesmo é sempre cheio. Então tento evitar ter pegar engarrafamento e filas. Ano passado vim um dia antes e estava mais tranquilo. Esse ano está muito movimentado já. Acho que as pessoas pensam o mesmo que eu, evitar tumulto", disse Maria de Fátima.

A aposentada vai, pelo menos, uma vez por mês ao cemitério. "Acho importante fazer isso, porque é uma forma de lembrar com carinho da pessoa que se foi. Por isso, eu faço questão de estar sempre aqui, deixar tudo arrumadinho", ressaltou.

Já a estudante de fisioterapia Beatriz Gomes, 22, não tem o costume de ir ao cemitério. Ela lembra que foi poucas vez. Hoje, acompanhada da família, decidiu visitar o túmulo do avô e do tio, que morreram há 17 e 8 anos, respectivamente. "Quando venho nem sempre é Dia de Finados, venho em outras datas também. Minha vó está sempre aqui, porque gosta de deixar tudo arrumadinho, do jeito que meu avô gostava", disse.

Reforço para o feriado

A administração também contratou funcionários extras. Serão 15 pontos de atendimento extras e 26 profissionais a mais. A segurança também será reforçada, com 50 vigilantes extras, além dos 50 que trabalham regularmente. Os cemitérios ainda contará com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Corpo de Bombeiros.
A programação no feriado também vai contar com o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Durante o feriado, a Caesb vai fornecer água para o consumo dos visitantes nos seis cemitérios do DF. A orientação é de que os visitantes levem copos e garrafas reutilizáveis.


[FOTO1486500]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação