Cidades

Unidades Básicas de Saúde passam a funcionar até 22h

O projeto irá ser implementado em 19 unidades básicas, que também ganharão reforço de profissionais da saúde para a realização dos atendimentos

postado em 03/11/2019 11:28
[FOTO1]Dezenove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal terão o horário de funcionamento ampliado para às 22h. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o objetivo é garantir uma oferta maior dos serviços para quem não consegue comparecer às consultas até às 18h, horário em que o serviço funcionava até então. Para que o projeto atenda às expectativas, as unidades receberão reforço de servidores nas unidades de atenção primária.
O primeiro local a se adequar a ampliação do atendimento foi a UBS 5, em Taguatinga Sul. Agora, as unidades da Asa Norte; do Riacho Fundo 1 e 2; da Estrutural; do Guará; do Paranoá; de São Sebastião; do Itapoã; de Sobradinho 1 e 2; de Planaltina; de Ceilândia; do Recanto das Emas; de Samambaia; de Águas Claras; de Santa Maria e do Gama também terão os horários estendidos. Estas unidades não atendem casos de urgência e emergência e, por isso, as pessoas que precisarem de consulta imediata precisam procurar as unidades de pronto atendimento (UPA) e o pronto-socorro hospitalar.
Os servidores da saúde que serão realocados para as USB serão distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Eles irão atender as demandas espotâneas e as consultas pré-agendadas. Para a secretária Lucilene Florêncio, adjunta de Assistência à Saúde, a medida irá beneficiar, em grande peso, as populações locais.
"O atendimento noturno é voltado as pessoas que trabalham o dia inteiro. Mães e pais que não podem levar suas crianças para se consultar porque não podem faltar ao trabalho. As pessoas poderão agendar consultas de pré-natal, de crescimento e desenvolvimento infantil e as odontológicas, e também os pacientes hipertensos e diabéticos;, destaca a gestora.
Lista completa das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
A UBS 5, em Taguatinga Sul, foi a primeira a passar pela ampliação do horário
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação