Cidades

Polícia Ambiental captura filhote de jiboia em creche na Samambaia

Batalhão foi acionado na madrugada e agiu rapidamente, antes das aulas desta terça-feira (5/11)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/11/2019 13:07

[FOTO1]O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou, na madrugada desta terça-feira (5/11), uma jiboia da espécie arco-íris, no interior de uma creche, na QR 607 da Samambaia Norte. Os agentes do batalhão foram acionados pelo vigilante da creche, que se deparou com a cobra durante a ronda, ainda por volta das 23h30 de segunda-feira (4/11).

Segundo a Polícia Militar, a filhote de jiboia de aproximadamente 1m não era venenosa e não teve contato com nenhuma pessoa. Como o animal estava fisiologicamente bem, foi solto logo após o resgate, em uma mata isolada, semelhante ao ambiente natural dele.

"Fomos até o local e efetuamos o resgate para preservar tanto a vida do animal, quanto das pessoas que estariam ali, já que trata-se de uma creche e teria aula pela manhã. A cobra não era peçonhenta, mas a carga bacteriológica da mordida pode causar mal por meio de infecções;, afirma o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, major José Gabriel de Souza Junior. Segundo o comandante, a cobra teria se perdido pelo fato de ser um animal jovem e vindo de matas próximas à creche.

Este é o 537; resgate de serpente realizado em 2019. A maioria, em área urbana. Segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, casos como este acontecem porque os animais fogem de seus ambientes naturais em função da chuva, de queimadas, ou por invasão de áreas verdes. No total, 2.297 animais silvestres foram resgatados neste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação