Lis Cappi*
postado em 05/11/2019 14:29
[FOTO1]As fortes chuvas do fim de semana trouxeram impactos para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. No último sábado (2/11) parte do teto de uma das salas da sede, na Asa Norte, caiu em consequência do temporal. Dois funcionários estavam no local, mas não foram atingidos. A área foi novamente isolada nesta terça-feira (5/11) por risco de um novo desabamento.Durante o incidente de sábado (2/11), parte do teto caiu em cima de mesas, documentos e equipamentos. Computadores e equipamentos foram danificados. Veja fotos da situação:
[FOTO1488568]A Secretaria de Saúde confirmou que o desabamento aconteceu devido às fortes chuvas. "Houve uma infiltração em uma das salas do edifício sede da pasta. O incidente não impediu o funcionamento do setor", afirmou a assessoria da Secretaria por nota. A Secretaria afirmou, às 15h18, que o novo isolamento da área é devido as ações de reparo, e não por riscos de novo desabamento. "A Secretaria de Saúde nega qualquer risco de desabamento. Os servidores do setor foram realocados em outras salas, para realização dos reparos no forro", afirmou a pasta.
O Sindicato dos Servidores da Saúde do DF (SindSaúde) afirma que as estruturas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal oferecem riscos e ambientes insalubres aos servidores e usuários do serviço público. "O desabamento de parte do teto na sede da SES mostra, mais uma vez, o resultado do abandono de anos por parte dos governantes. As unidades de saúde ainda sofrem as consequências do descaso nas últimas gestões" divulgou o sindicato.
A presidente do SidSaúde-DF, Marli Rodrigues, diz esperar a sensibilidade da nova gestão governalmental para "garantir segurança ao trabalhador e aos pacientes dentro das unidades de saúde". Eis um vídeo divulgado pelo Sindicato com imagens do local no momento do desabamento: