[FOTO1]A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) abriu, nesta terça-feira (5/10), na Biblioteca Nacional, uma exposição de cartazes criados por artistas com deficiência intelectual e múltipla (ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente). Aberta ao público, a mostra é a última etapa do Concurso Nacional de Cartazes ; promovido pela entidade ;, que terá seu fechamento no XI Festival Nacional Nossa Arte, de 19 a 21 de novembro, em Manaus (AM).
Os cartazes evocam expressões artísticas, como pintura, literatura, artesanato, música, dança e artes cênicas, que serão abordadas em apresentações no festival. Entre as 10 obras expostas na Biblioteca Nacional, estão pinturas selecionadas de 2017 a 2019, em etapas locais das 2.213 afiliadas da Apae distribuídas pelo Brasil. O Distrito Federal está representado entre os concorrentes, que não têm os nomes revelados por regras da competição.
;As pessoas com deficiência intelectual, muitas vezes, possuem uma expressão fantástica na área de artes. Esse trabalho é um resgate da autoestima e da valorização dessas pessoas na perspectiva da inclusão social delas;, diz José Turozi, presidente da Fenapaes.
O vencedor do concurso será revelado em 10 de novembro, após a avaliação de uma banca de três jurados especialistas em artes visuais. O ganhador receberá um troféu no Festival Nacional Nossa Arte, na capital amazonense.
Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma organização social que promove a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A organização está presente em mais 2 mil municípios em todo o território nacional e presta serviços de educação, saúde e assistência social, constituindo uma rede de 250 mil pessoas com deficiência atendidas pela entidade.
Serviço
Exposição - Concurso Nacional de Cartazes (5 a 10 de novembro)
Local: Biblioteca Nacional de Brasília
Horário de visitação: 8h às 19h45
Entrada: Gratuita