Cidades

Arcebispo de Brasília e Santa Dulce recebem título Honoris Causa

A homenagem ocorreu na Universidade Católica de Brasília (UCB), no câmpus de Taguatinga, na noite desta terça-feira (5/11)

Lis Cappi*, Thais Umbelino*
postado em 06/11/2019 06:00
[FOTO1]A Santa Dulce dos Pobres, primeira santa brasileira, e o cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, foram homenageados com o título Honoris Causa, honraria concedida a personalidades reconhecidas como importantes para a sociedade. A homenagem ocorreu na Universidade Católica de Brasília (UCB), no câmpus de Taguatinga, na noite desta terça-feira (5/11). Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia.

Segundo Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor da UCB, a solenidade é uma forma de dar destaque aos trabalhos sociais desenvolvidos pelos religiosos católicos. ;Sob o ponto de vista acadêmico, é como se essas pessoas fizessem parte da universidade. É como se elas fossem os nossos maiores exemplos. Sob o ponto de vista da sociedade, é para valorizar e estimular esse tipo de trabalho;, disse.

Para o reitor da universidade, Jardelino Menegat, a escolha de Santa Dulce e do cardeal Dom Sérgio é uma retribuição pela transformação que as duas personalidades promoveram em meio às comunidades. ;Irmã Dulce é a primeira mulher brasileira canonizada e reconhecida como santa. A honraria se deve aos trabalhos desenvolvidos por ela nas soluções dos problemas humanos e sociais, praticamente no tocante à pobreza, fome e saúde;, explicou. ;Quanto ao cardeal, pensamos nele como um intelectual, sobretudo pelas diversas funções que ocupou como bispo, cardeal e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ainda, pela participação dele em comissões importantes no Vaticano;, acrescentou.

Maria Rita Pontes, superintendente de Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e também sobrinha de Irmã Dulce, veio de Salvador para a cerimônia. ;É um reconhecimento muito nobre vindo da universidade. Ela vai sendo mais reconhecida em todos os cantos do país, começa-se a falar muito mais dela e dos seus trabalhos. Irmã Dulce era uma pessoa simples e avessa a homenagens. Mas, sem dúvidas, estaria muito feliz com esse reconhecimento;, analisou.

O cardeal Dom Sérgio da Rocha também salientou a importância do título concedido a Irmã Dulce e sobre como a religiosa é uma inspiração. ;Ela, de fato, ensinou e continua a ensinar a todos nós, por meio da vida dela. Por isso, ela, sim, merece o título de mestre e doutora. Para mim, é uma gratidão imensa ser agraciado juntamente com nossa querida Santa Irmã Dulce. Irei honrar o título que recebo por meio do serviço a comunidade;, frisou o religioso.

Reconhecimento

Expressão em latim que significa, em português ;por causa de honra;. A homenagem é concedida por universidades.

*Estagiárias sob supervisão de Fernando Jordão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação