Cidades

Chuva e vento causam estragos e inundações

Enquanto o volume de água atingiu 27,4mm, 10% do previsto para o mês de novembro, os ventos chegaram a 68km/h. Alagamentos, quedas de árvores e falhas no fornecimento de energia elétrica dificultaram o dia dos brasilienses

postado em 08/11/2019 04:07
[FOTO1]
Océu de Brasília escureceu, e uma forte chuva caiu sobre a cidade ontem. As precipitações, com trovoadas e ventos, causaram alagamentos, destruíram telhados e derrubaram árvores, assustando quem precisou encarar a tempestade. Os ventos na capital chegaram a 68km/h, e o volume de chuva atingiu 27,4mm, 10% do previsto para todo o mês de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A chuva, que começou às 8h30, durou pouco tempo, mas o bastante para deixar estragos em vários pontos do Distrito Federal. Na 511 Norte, a pista ficou alagada, deixando veículos submersos. O automóvel da consultora de turismo Jaqueline Costa, 27 anos, ficou debaixo d;água. ;Eu estava indo trabalhar e, quando percebi, estava no meio da enchente. A água começou a entrar, fiquei com medo de a situação piorar, e eu não conseguir mais sair; então, decidi deixar o carro e procurar abrigo;, contou.


Quando a tempestade passou, muita gente usou todo tipo de vasilha para retirar a água de dentro dos veículos. O servidor público Hebert Araújo Menezes, 49, estava com o carro estacionado no comércio. ;Quando vi que a chuva estava aumentando, desci para tirar o carro, mas acabei deixando a chave cair. Só fui encontrar quando o nível da água diminuiu. Ela estava embaixo de outro veículo;, comentou. ;Entrou muita água, mas eu testei e ligou normalmente;, completou.

A engenheira ambiental Sabrina Dutra, 35, reclamou das enchentes frequentes na 511 Norte. O veículo dela também ficou submerso. ;Eu sempre estaciono aqui. Procuro colocar o carro ao lado da 915 Norte para evitar essa situação, pois é mais alto, mas, quando cheguei, estava cheio de água;, lamentou. Sabrina reparou que as bocas de lobo da quadra foram limpas, mas, segundo ela, isso não se mostrou suficiente. ;Aqui é baixo e vem água dos dois lados. A drenagem não suporta;, queixou-se.


Também foram registradas inundações na Rodoviária do Plano Piloto, na tesourinha da 209 Norte e na Universidade de Brasília (UnB). O Câmpus Darcy Ribeiro, no fim da Asa Norte, teve salas invadidas pela tempestade e ficou cerca de 10 minutos sem energia elétrica. A água que chegou ao Instituto Central de Ciências (ICC), no entanto, não prejudicou as aulas, como informou a instituição em nota oficial.

Na Asa Sul, ocorreram os mesmos problemas. O galho de uma árvore caiu em frente à Aliança Francesa, na 708/908 Sul. Câmeras da escola flagraram um galho de mais de 2m sendo levado durante a ventania que antecipou a chuva. A situação aconteceu instantes após a passagem de três veículos pelo local. ;No momento em que caiu, a gente não viu. Depois, um aluno tentou tirar o galho da pista, e eu o ajudei para deixarmos a passagem livre;, afirmou Ernardo Vital, 43, funcionário da Aliança Francesa.


Danos
Em Sobradinho, na região da Fercal, o Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol teve três salas destelhadas. O prédio foi interditado pela Defesa Civil, e as aulas, suspensas. O vice-diretor da escola, Fábio Alves, disse que, por volta das 8h30, um forte vento começou a destruir o telhado. ;Os professores saíram correndo com as crianças e as trouxeram para o bloco central, que não teve danos;, descreveu.

Segundo funcionários do colégio, os alunos ficaram aterrorizados. ;Eu estava na cozinha quando a chuva começou. Vi a telha sendo arrancada pelo vento e levei um susto. A gente só rezava para não acontecer nada com as crianças. Corri para o pátio, e o cenário era de horror. Os meninos todos assustados, chorando;, comentou a merendeira Claudiceia Pereira, 28. A escola tem cerca de 700 alunos. Ninguém ficou ferido, mas a direção chamou o Corpo de Bombeiros para atender os estudantes. A corporação informou que uma jovem de 15 anos chegou a ser levada para o hospital, pois ficou abalada.

O gerente de Fiscalização e Vistorias da Defesa Civil, Luiz Antônio Alves de Souza, explicou que não houve problemas estruturais no prédio, porém as instalações elétricas sofreram danos. ;As aulas só serão liberadas quando a segurança for restabelecida, com a instalação elétrica revisada. Essa é uma interdição total, mas pode ser parcial, conforme os reparos forem sendo feitos;, detalhou o também arquiteto. A Secretaria de Educação informou, em nota oficial, que um engenheiro da pasta esteve no local para verificar os danos e tomar as devidas providências.

Outras seis ocorrências foram registradas em escolas do Plano Piloto, segundo a pasta, mas todas sem gravidade e sem necessidade de suspensão das aulas. O Jardim da Infância da 305 Sul registrou infiltração na rede elétrica; a Escola Classe 405 Sul teve inundação no pátio; a Escola Classe do Setor Militar Urbano registrou vazamento no telhado; o refeitório do Centro de Ensino Fundamental Caseb encheu d;água; e o Centro de Ensino Fundamental do Lago Norte enfrentou vazamento no forro de algumas salas. Também houve transtornos na sede do Programa Fábrica Social, da Secretaria de Trabalho. A chuva invadiu o prédio, no Guará, e molhou equipamentos. As aulas foram suspensas.



Previsão do tempo

A chuva continua hoje, mas de maneira mais isolada. ;O tempo pode continuar mais fechado, mais intenso no início da manhã ou no fim da tarde, como na ida ou na volta do trabalho;, previu o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet. ;Não é surpresa se der uma rajada de vento de 80km/h ou de 100km/h, se chover, alagar. Daqui para a frente passa a ser essa previsão;, completou. Segundo ele, o período chuvoso começou oficialmente e deve permanecer até março ou meados de abril.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação