Publicidade

Correio Braziliense

Sexta será de calor; risco de chuva forte e estado de alerta continuam

Máxima prevista é de 32ºC em todo o Distrito Federal, conforme previsão do Inmet. As precipitações serão acompanhadas de trovoadas


postado em 08/11/2019 08:32 / atualizado em 08/11/2019 08:33

Céu fica nublado nesta sexta-feira(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Céu fica nublado nesta sexta-feira (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
A sexta-feira (8/11) poderá vir acompanhada de forte chuva com trovoadas em áreas isoladas, conforme previsão inicial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão está em alerta meteorológico especial para precipitações intensas, ao menos até às 12h. No início da tarde, especialistas avaliarão se o aviso será mantido. Até lá, melhor o brasiliense não sair de casa sem o guarda-chuva e um casaco.
 
Segundo a meteorologista Maiane Araújo, o céu da capital federal ficará nublado durante todo o dia. Apesar do aguardo pela chuva, pode-se esperar alta temperatura, com máxima prevista em até 32ºC em todo o Distrito Federal. "As precipitações que ocorrem desde ontem são a combinação do calor com a umidade, que é maior durante esta estação. Então, as chances de o fenômeno ocorrer continuam, pois ainda há muita instabilidade", esclarece. Nesta sexta-feira (8), a umidade relativa do ar varia entre 95% a 40%. A mínima do dia ficou em 16º C no Distrito Federal. 
 
Ainda de acordo com a especialista, o brasiliense pode aguardar por mais chuva para este mês de novembro. "Ainda há a possibilidade da formação da zona de convergência do Atlântico Sul, mas para a partir da segunda quinzena do mês", afirma. O fenômeno é um dos principais responsáveis pela reposição hídrica que se estende desde o sul da Amazônia, se deslocando pelo Centro-Oeste, até alcançar o sudeste do país, e seguir até o Atlântico.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade