Cidades

Detran pode interditar tesourinhas da Asa Norte em dias de chuva forte

Tesourinhas das quadras 102/202, 109/209 e 115/215 da Asa Norte terão atenção redobrada dos agentes do Detran-DF e poderão ter o acesso interrompido para evitar acidentes

Cibele Moreira
postado em 09/11/2019 07:00
[FOTO1]Com a chegada das fortes chuvas, as tesourinhas do Plano Piloto terão uma atenção redobrada e poderão ser interditadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). As tesourinhas das quadras 102/202, 109/209 e 115/215 da Asa Norte estão listadas com possibilidade de interrupção em decorrência de alagamentos na via.

O coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Wesley Cavalcante, explica que foi feito um levantamento com a Defesa Civil para localizar as regiões com maior incidência de problemas identificados no período chuvoso.

No entanto, outros pontos poderão sofrer interdições se necessário. ;As equipes estão atentas, principalmente durante as chuvas mais intensas, para atuar nas localidades necessárias;, afirma Cavalcante. Durante as interrupções nas tesourinhas, o trânsito será desviado para os Eixinhos L ou W.

Quem precisar acessar as quadras nos pontos bloqueados deve procurar o próximo retorno disponível. ;A nossa recomendação é para que os motoristas evitem trafegar na pista com a água cobrindo o pneu. As interdições também serão divulgadas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) do Detran-DF;, orienta o coordenador.

Toda a operação do órgão de trânsito contará com uma média de 20 agentes, entre grupos de monitoramento e efetivo nas ruas.

Bocas de lobo

Apesar de algumas regiões de Brasília apresentarem alagamentos durante as chuvas intensas, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) garante que as redes de drenagem pluvial estão desobstruídas. De acordo com a empresa, as tempestades chegam muito forte em pouco tempo e acabam arrastando folhas e lixos nas ruas, o que atrapalha o escoamento.

Na última quinta-feira e nesta sexta-feira (8/11), equipes de limpeza de órgãos do governo fizeram manutenção e desobstrução de bueiros e bocas de lobo, além de reparos em pontos de captação de água pluviais nos quais houve danos. Ao todo, 47 trabalhadores se mobilizaram na ação.

Segundo a Novacap, o trabalho de limpeza é feito durante todo ano, independentemente de ser período de seca ou de chuva. De janeiro a agosto, foram retirados mais de 24 mil toneladas de lixo de bueiros e bocas de lobo no Distrito Federal, de acordo com a companhia. O investimento na manutenção do sistema de drenagem pluvial no DF é cerca de R$ 5 milhões por ano.

Previsão do tempo

Este sábado (9/11) deverá ser dia de céu nublado e pouco Sol em Brasília, conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Há chances de chuva no período da tarde e à noite em partes localizadas, porém, elas devem ser mais amenas do que as dos últimos dias. A temperatura varia entre 18 e 33 graus, e a umidade do ar ficará entre 30% e 90%. O brasiliense sentirá menos o impacto da baixa umidade devido ao período chuvoso que possibilita um ar mais limpo.

O domingo deve amanhecer com Sol, e as chuvas, se ocorrerem, devem ser fortes no fim do dia. Ainda segundo o Inmet, o tempo permanecerá bom na maior parte do dia, com temperaturas entre 18 e 32 graus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação