Publicidade

Correio Braziliense

Detran pode interditar tesourinhas da Asa Norte em dias de chuva forte

Tesourinhas das quadras 102/202, 109/209 e 115/215 da Asa Norte terão atenção redobrada dos agentes do Detran-DF e poderão ter o acesso interrompido para evitar acidentes


postado em 09/11/2019 07:00

Novacap tem feito a drenagem e limpeza de bocas de lobo e bueiros. No caso de tesourinhas interditadas, motorista deverá procurar o próximo retorno disponível(foto: Lucio Bernardo Jr/Agencia Brasilia)
Novacap tem feito a drenagem e limpeza de bocas de lobo e bueiros. No caso de tesourinhas interditadas, motorista deverá procurar o próximo retorno disponível (foto: Lucio Bernardo Jr/Agencia Brasilia)
Com a chegada das fortes chuvas, as tesourinhas do Plano Piloto terão uma atenção redobrada e poderão ser interditadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). As tesourinhas das quadras 102/202, 109/209 e 115/215 da Asa Norte estão listadas com possibilidade de interrupção em decorrência de alagamentos na via.

O coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Wesley Cavalcante, explica que foi feito um levantamento com a Defesa Civil para localizar as regiões com maior incidência de problemas identificados no período chuvoso.

No entanto, outros pontos poderão sofrer interdições se necessário. “As equipes estão atentas, principalmente durante as chuvas mais intensas, para atuar nas localidades necessárias”, afirma Cavalcante. Durante as interrupções nas tesourinhas, o trânsito será desviado para os Eixinhos L ou W.

Quem precisar acessar as quadras nos pontos bloqueados deve procurar o próximo retorno disponível. “A nossa recomendação é para que os motoristas evitem trafegar na pista com a água cobrindo o pneu. As interdições também serão divulgadas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) do Detran-DF”, orienta o coordenador.

Toda a operação do órgão de trânsito contará com uma média de 20 agentes, entre grupos de monitoramento e efetivo nas ruas.

Bocas de lobo

Apesar de algumas regiões de Brasília apresentarem alagamentos durante as chuvas intensas, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) garante que as redes de drenagem pluvial estão desobstruídas. De acordo com a empresa, as tempestades chegam muito forte em pouco tempo e acabam arrastando folhas e lixos nas ruas, o que atrapalha o escoamento.

Na última quinta-feira e nesta sexta-feira (8/11), equipes de limpeza de órgãos do governo fizeram manutenção e desobstrução de bueiros e bocas de lobo, além de reparos em pontos de captação de água pluviais nos quais houve danos. Ao todo, 47 trabalhadores se mobilizaram na ação.

Segundo a Novacap, o trabalho de limpeza é feito durante todo ano, independentemente de ser período de seca ou de chuva. De janeiro a agosto, foram retirados mais de 24 mil toneladas de lixo de bueiros e bocas de lobo no Distrito Federal, de acordo com a companhia. O investimento na manutenção do sistema de drenagem pluvial no DF é cerca de R$ 5 milhões por ano.

Previsão do tempo

Este sábado (9/11) deverá ser dia de céu nublado e pouco Sol em Brasília, conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Há chances de chuva no período da tarde e à noite em partes localizadas, porém, elas devem ser mais amenas do que as dos últimos dias. A temperatura varia entre 18 e 33 graus, e a umidade do ar ficará entre 30% e 90%. O brasiliense sentirá menos o impacto da baixa umidade devido ao período chuvoso que possibilita um ar mais limpo.

O domingo deve amanhecer com Sol, e as chuvas, se ocorrerem, devem ser fortes no fim do dia. Ainda segundo o Inmet, o tempo permanecerá bom na maior parte do dia, com temperaturas entre 18 e 32 graus.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade