Cidades

Exame chega ao segundo dia

Candidatos fazem prova de ciências da natureza e de matemática e suas tecnologias amanhã, com abertura dos portões às 12h e término da aplicação às 18h30. Especialistas dão dicas, e estudantes falam da rotina de estudos às vésperas da avaliação

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 09/11/2019 04:08
[FOTO1]


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega ao segundo dia de avaliação. Amanhã, os candidatos vão responder a questões de ciências da natureza e de matemática e suas tecnologias. Serão cinco horas de prova. Os portões abrem às 12h. O exame tem início às 13h30 e término às 18h30.

Para as últimas horas, cada um tem sua estratégia. Alguns procuram aulões ; como o que ocorreu no Centro Educacional Católica de Brasília ;, outros diminuem o ritmo dos estudos, e há ainda quem aproveite o tempo para tirar as últimas dúvidas. É o caso do estudante Henrique do Santos, 17 anos. O cronograma do jovem foi se apegar aos livros durante a última semana e descansar na véspera da avaliação. ;Eu estou me preparando há muito tempo. Aproveitei os esses dias para revisar e tirar as dúvidas com os professores. Fiz também algumas provas dos anos anteriores;, destaca.

Henrique quer usar a nota do exame para cursar engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou na Universidade de São Paulo (USP). Outra opção do candidato é tentar uma vaga em alguma instituição de Portugal. Para responder bem às questões no domingo, o garoto conta que tem uma estratégia: ;Vou começar por matemática, fazendo as questões mais fáceis. Depois repondo a prova de ciência naturais e volto para fazer as que ficaram em branco em matemática;.



O professor Luiz Antônio Rosa Braz, do Colégio Sigma, aconselha os candidatos a folhearem a prova antes de começar a responder, para saber quais questões terão pela frente. A dica do docente é começar por aquelas que o estudante achar mais fáceis. ;Tente identificar as questões que você consegue fazer rápido e faça elas primeiro. E já vá marcando no cartão;, indica.

Outra dica é não demorar muito em perguntas em que está com dificuldade para responder. Para o professor, o limite de tempo para cada questão deve ser de três minutos. ;Você leu e não conseguiu entender, não perde tempo, pula para outra. Às vezes têm perguntas simples no fim da prova, e o candidato não responde porque não consegue chegar lá;, ressalta.

Luiz ainda aposta em conteúdos simples para esta prova de domingo. Ele acredita que as matérias do 1; ano do ensino médio serão as mais cobradas. ;Razão, proporção, grandeza diretamente proporcional e inversamente proporcional e escala são matérias básicas que sempre caem;, cita.

Reforço no transporte

A estudante Rebeca Ferreira dos Santos, 18, vai fazer o Enem para tentar uma bolsa para cursar medicina em uma universidade particular de Brasília. A jovem mora em Samambaia, mas, mesmo fazendo a prova na cidade, pretende sair com bastante antecedência. ;Fica longe da minha casa, então tenho que ir bem cedo para pegar o ônibus;, diz.

Em função da prova, o transporte público será reforçado. No domingo, o metrô vai funcionar das 8h às 20h, e o número de ônibus nas ruas será ampliado de acordo com a demanda nos horários de pico do evento.

5,1
milhões
é o número de inscritos no Enem deste ano

150 anos da Tabela Periódica
O Colégio Santa Rosa promove hoje, a partir das 8h, sua mostra cultural. O evento é uma espécie de feira de ciências e vai falar sobre os 150 anos da tabela periódica, com apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O tema vem sendo trabalhado na educação infantil até o 9; ano.


Fique atento

O que levar

; Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
; Documento oficial de identificação, original e com foto
; Cartão de confirmação de inscrição (aconselhável)
; Declaração de comparecimento impressa (aconselhável)

O que não levar

; Borracha
; Corretivo
; Chave com alarme
; Artigos de chapelaria
; Impressos e anotações
; Lápis ou lapiseira
; Livros
; Manuais
; Régua
; Óculos escuros
; Caneta com material não transparente
; Dispositivos eletrônicos (qualquer som emitido pelos aparelhos eliminará automaticamente o candidato)
; Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação