Cidades

Quinze linhas de ônibus do Entorno vão utilizar o corredor exclusivo do BRT

Mudança começa a valer na próxima segunda. Veículos que não tiverem autorização sofrerão as penalidades previstas na legislação vigente

postado em 11/11/2019 21:19
[FOTO1]A partir da próxima segunda-feira (18/11), 15 linhas de ônibus que transportam passageiros aos municípios do Entorno Sul vão passar a operar pelo corredor exclusivo do BRT. Ao todo, serão 22 horários no pico da manhã (sentido GO-DF) e 27 no da tarde (sentido DF-GO), totalizando, assim, 49 horários.
A iniciativa é da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e busca beneficiar os passageiros das cidades de Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Céu Azul.
A operação das linhas do semiurbano ocorrerá a partir do acesso da Estação Santos Dumont, na altura de Santa Maria, terminando no viaduto Camargo Correa, na DF-002 (Eixão). Nesse trecho, as linhas semiurbanas vão operar sem fazer paradas intermediárias, pois o embarque ou o desembarque de passageiros poderão ocorrer somente antes da entrada ou após a saída do corredor exclusivo do BRT.
A medida prevê economia de 15 minutos no sentido GO-DF e 30 minutos no sentido inverso e deve beneficiar também os motoristas dos demais veículos, uma vez que parte dos ônibus que operam essas linhas semiurbanas deixarão de circular pelas faixas compartilhadas.

Condições

Apenas poderão transitar nas faixas do BRT Sul veículos previamente autorizados pela ANTT e pelo Governo do Distrito Federal. Aqueles que não tiverem autorização sofrerão as penalidades previstas na legislação vigente.
A operação deverá seguir todos os procedimentos aplicados aos veículos que já operam no BRT Sul, ressaltando o limite de velocidade máxima de 60 km/h ao longo das faixas exclusivas do BRT e de 30 km/h nos pontos de ultrapassagem que se localizam ao longo das estações do BRT.

Passageiros do BRT

Para os passageiros que utilizam o BRT Sul não haverá alterações. A autorização para operacionalização de linhas expressas ou semiexpressas do transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros não vai impactar a operação, tendo em vista que o número de viagens é compatível com a infraestrutura atual do serviço, e o projeto viário do sistema já previa a demanda dos municípios do Entorno.
O corredor do BRT Sul é o primeiro que foi implantado no DF. Inaugurado em junho de 2014, já se consolidou como um importante corredor de transporte público, ligando as regiões administrativas de Gama e de Santa Maria ao Plano Piloto, transportando cerca de 95 mil passageiros diariamente.

Confira as linhas que poderão trafegar no corredor exclusivo:

Ponto de acesso e saída na altura Viaduto Camargo Corrêa (próximo ao Eixão Sul)
[FOTO3]
Com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação