[FOTO1]O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou resultado do processo de credenciamento de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis sem fins lucrativos e legalmente constituídas. As cooperativas Recicle a Vida e a Cooperdife foram escolhidas em processo que ocorreu entre 30 de setembro e 14 de outubro.
As instituições são formais e exclusivamente constituídas por catadores de lixo que têm esse trabalho como única fonte de renda. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União em 5 de novembro.
Representantes das cooperativas selecionadas deverão comparecer nesta terça-feira, 12 de novembro, às 15 horas, na sede do MPDFT para definir o modelo de rateio dos resíduos recicláveis.
Entre os requisitos para a escolha, destacaram-se a infraestrutura adequada para realizar o recolhimento, transporte e triagem dos resíduos descartados e a formação exclusiva por catadores de materiais recicláveis. Além disso, as duas cooperativas têm a catação como única fonte de renda. O edital pode ser conferido aqui .