Cidades

Servidores do GDF terão feriadão prolongado a partir desta quarta-feira

Por causa do encontro dos Brics, funcionários públicos do DF e de parte dos Três Poderes terão ponto facultativo nesta quarta-feira (13/11) e quinta-feira, véspera do Dia da Proclamação da República. Saúde, educação e transporte sofrerão alterações

Sarah Peres
postado em 12/11/2019 06:00
[FOTO1]Os servidores públicos do Distrito Federal e de parte dos Três Poderes terão feriado prolongado a partir desta quarta-feira (13/11). De acordo com decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), 13 e 14 de novembro serão ponto facultativo para o funcionalismo, emendando com o Dia da Proclamação da República, na sexta-feira. Por isso, é importante estar atento aos serviços do governo nessas datas para não perder tempo saindo de casa. Além disso, a Esplanada dos Ministérios ficará interditada nesse período.

O chefe do Executivo local deliberou pelo feriadão, levando em consideração a XI Cúpula da Coordenação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics), a ser realizada em Brasília nas datas que antecedem o 15 de novembro. O decreto determina que unidades que prestam atendimentos essenciais à população deverão manter escalas, para garantir o fornecimento ininterrupto dos serviços.

Na quarta-feira, a maior parte do funcionalismo público atenderá até as 12h, como é o caso das consultas e dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em ambulatórios hospitalares, na Farmácia do Componente Especializado e na Farmácia de Alto Custo. Quem tiver horário marcado nas unidades de saúde após o meio-dia terá os exames reagendados. Os serviços de emergência dos hospitais, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hemocentro não sofrerão alterações.

Os trabalhadores que dependem do transporte público precisarão se organizar para evitar imprevistos. Enquanto a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF) funcionará normalmente no período, os horários dos ônibus serão alterados. Até as 14h de quarta-feira, os coletivos que ligam as regiões administrativas seguirão a escala normal. Depois disso e até o fim do feriadão, motoristas e cobradores farão viagens conforme a escala de sábado.

A segurança pública do Distrito Federal, que inclui o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e as polícias Civil e Militar, trabalhará em escala de fim de semana. Isso não afetará o atendimento 24 horas para toda a população no feriadão. Postos do Departamento de Trânsito (Detran) e do Na Hora funcionarão até as 12h desta quarta-feira (13/11). Na quinta e na sexta-feira, não haverá expediente.

Trânsito

O tráfego será fechado na Esplanada dos Ministérios por 48 horas, na quarta e na quinta-feira. A Via S1, que desce para o Congresso Nacional, será interditada na altura da Catedral. Nenhum motorista poderá acessar a N1, que sobe para a Rodoviária do Plano Piloto. A interdição começa na L4, perto do Corpo de Bombeiros, e se estende até a L2 Norte. O trânsito também será interrompido na S2, na altura da L2 Sul (rotatória atrás da Catedral) até a L4 Sul, ao lado da Procuradoria-Geral da República. Na N2, o fluxo de veículos será fechado desde o Buraco do Tatu.

As alterações no trânsito também alcançarão as proximidades do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul. As reuniões do Brics ocorrerão no local; por isso, as vias de acesso serão fechadas da 0h às 20h desta quarta-feira (13/11).

Colaborou Cibele Moreira

Três Poderes

Os servidores públicos da Esplanada dos Ministérios também terão ponto facultativo nesse dois dias. Assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a portaria saiu publicada no Diário Oficial da União, em edição extraordinária. A norma dispensa do trabalho os servidores da administração pública federal durante o encontro do Brics. A portaria vale apenas para os órgãos localizados na Esplanada ou em vias adjacentes.

O que abre e o que fecha

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde, os ambulatórios e a Farmácia do Componente Especializado funcionam até as 12h desta quarta-feira (13/11). Na quinta e na sexta-feira, os serviços não funcionam e serão reagendados. O Samu, as emergências hospitalares e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não sofrerão alterações. O Hemocentro fechará no dia 15, sexta-feira.

Somente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecem com atendimento 24 horas por dia. As demais unidades dos tipos I e II, estarão fechados a partir das 12h de quarta-feira (13/11).

Segurança

A Defesa Civil funciona em esquema de plantão, com equipe de campo e emergências pelo 199. Usuários com vistorias marcadas para quarta-feira à tarde e quinta-feira deverão procurar os postos onde houve o agendamento, entre 18 e 20 de novembro.

O Corpo de Bombeiros trabalha em escala diferenciada entre esta quarta-feira (13/11) e sexta-feira. A Polícia Militar não terá expediente administrativo entre as 13h de quarta-feira e a quinta-feira. A Polícia Civil funciona em escala de plantão de fim de semana a partir desta quarta-feira (13/11). A Delegacia Eletrônica funciona normalmente (https://delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br).

Educação

As escolas têm autonomia para aderirem ou não ao ponto facultativo. As que aderirem aos pontos facultativos, que ocorrem na quarta-feira (13/11), a partir do meio-dia, e na quinta-feira, o dia inteiro, deverão repor as aulas. Em caso de adesão, cabe a cada escola comunicar aos estudantes, pais e responsáveis.

Transporte

O serviço do metrô não sofrerá alteração nos dias de ponto facultativo, na sexta-feira (15/11) feriado da Proclamação da República os trens irão operar das 7h às 19h. Os ônibus circulares (dentro das cidades) rodarão sem mudanças nesta quarta-feira (13/11).

Na quinta (14/11), seguirão a escala de sábado e as linhas que ligam as regiões administrativas só funcionarão normalmente até as 14h na quarta, a partir desse horário, seguem também tabela de sábado. Na sexta-feira, todos os ônibus funcionarão com escala de domingo.

Trânsito

Postos do Departamento de Trânsito (Detran) e do Na Hora funcionarão até as 12h desta quarta-feira (13/11). Na quinta e na sexta-feira, não haverá expediente. Os usuários com vistoria veicular agendada para os dias do ponto facultativo deverão procurar o posto onde foi feita a marcação, no mesmo horário, entre os dias 18 e 22 de novembro, sem a necessidade de reagendamento.

Já a prova prática de direção, as bancas examinadoras funcionarão normalmente nos dias 13, 14 e 16 de novembro. As aulas e cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ocorrerão normalmente.

Não haverá atendimento a partir das 12h de quarta (13/11), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal e nem no posto do 3; Distrito Rodoviário, em Samambaia. O expediente voltará ao normal na segunda-feira (18/11) a partir das 7h. Haverá fiscalização de trânsito e operação tapa-buracos em regime de plantão.

Bancos

As agências do Banco do Brasil funcionarão normalmente até quinta-feira, mas fecham no feriado da Proclamação da República. As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência abrirão normalmente nos dias de ponto facultativo. No feriado (15/11) e no sábado (16/11), estarão fechadas.

Esporte

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal aderiram ao ponto facultativo e não funcionarão a partir desta quarta-feira (13/11).

Lazer

Os parques ecológicos do Distrito Federal, o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico funcionarão normalmente. O Museu da República, a Biblioteca Nacional e Centro Cultural 3 Poderes (Panteão, Espaço Lúcio Costa e Museu da Cidade) ficarão fechados nos dias 13 e 14 de novembro. Os outros equipamentos culturais funcionam normalmente.

Agências do Trabalhador

Fecham às 12h de quarta-feira e reabrem na segunda-feira (18/11).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação