postado em 12/11/2019 04:16
[FOTO1]Ceilândia
Insegurança no centro
Morador de Ceilândia, Wagner Aguiar reclamou da falta de policiamento no centro da cidade. Segundo relato do leitor, sempre ocorrem assaltos nas paradas da área central. Na última quinta-feira, um grupo de cinco homens assaltou um senhor de 65 anos que aguardava pelo transporte. ;Neste local deveria ter um policiamento constante, mas não acontece. Ao analisar a cena, deu para perceber que o grupo tinha cobertura de vendedores ambulantes;, contou.
; A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que o policiamento em Ceilândia é realizado pelos 8; e 10; Batalhões de forma ininterrupta, e que dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam que o número de roubos em comércio na região caiu 28,82% de janeiro a agosto de 2019, se comparados a 2018. A PMDF também afirmou que um dos desafios no combate a criminalidade é a reincidência, ;que gera retrabalho para prender o mesmo criminoso, por diversas vezes;.
Recanto das Emas
Faltam médicos
A leitora Raquel Carvalho, 39 anos, reclamou da falta de clínicos gerais e pediatras no Centro de Saúde n; 2, no Recanto das Emas. Ela afirmou que tem se tornado difícil encontrar médicos no local, e na falta de profissionais, os exames costumam ser feitos por enfermeiras. ;Os médicos costumam pegar atestado, então a gente chega lá e não tem atendimento. Passam para enfermeiras. Até exames ginecológicos estão sendo colhidos por elas;, disse.
; A Secretaria de Saúde informou que o atendimento nas unidades básicas de saúde ; antigos centros de saúde ; é baseado na Estratégia e Saúde da Família, que consiste na oferta de serviços para todos os ciclos de vida (criança, jovem, adulto e idoso). Por meio de equipes formadas por médicos e enfermeiros de família, técnicos de saúde bucal e agentes comunitários. Dessa forma, as unidades passam a ter médicos e enfermeiros de família e não especialistas como clínico e pediatras, por exemplo. Só se houver a necessidade, é que o médico/enfermeiro de família fará o encaminhamento para o especialista. A pasta esclareceu que, dentro das atribuições dos enfermeiros, está a coleta/pedido de exames, troca de receitas e prescrição de medicamentos.