postado em 13/11/2019 04:07
[FOTO1] Arniqueira
Má qualidade no transporte
Matheus Souza, 25 anos, reclamou do transporte público na região de Arniqueira. ;Não é difícil você demorar mais de 60 minutos para conseguir ir de Arniqueira a Águas Claras, por exemplo, e é uma viagem de cerca de 10 minutos apenas;, disse. ;Os ônibus não cumprem horário, os motoristas dirigem acima da velocidade, não respeitando nem mesmo os quebra-molas. Já entrei em contato diversas vezes para reclamar e nada;, acrescentou. Segundo o leitor, a situação acontece em qualquer hora do dia, nas linhas 949.1; 949 e 039.
Em resposta, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que irá verificar a programação das linhas citadas pelo leitor e, caso seja constatado o descumprimento dos horários, a empresa será autuada e multada. A Semob também afirmou que, caso o usuário identifique alguma irregularidade, deve denunciar na Ouvidoria pelo telefone 162, informando a linha, data e horário do ocorrido, para que a pasta adote as medidas administrativas necessárias. No canal, também é possível solicitar a ampliação de horários do transporte.
Asa Norte
Detran não ressarce
Mariana da Silva, 22 anos, reclamou da falta de ressarcimento de um pagamento feito junto ao Detran. A leitora relatou que pagou duas vezes o mesmo boleto de serviço, para atualização de placa do veículo, e que entrou em contato com o departamento para reembolso de um dos valores, mas não consegue o estorno desde setembro. ;Por um erro, eu paguei dois boletos. Fui ao Detran para saber como proceder. Passei o número da minha conta com o pedido de ressarcimento. A atendente disse para aguardar, mas até agora, nada;, afirmou.
; O Detran informou que a devolução de pagamentos indevidos, ou feitos em duplicidade, é realizada mediante a abertura do Processo de Devolução de Valores, e para isso, o usuário deve ir até uma das unidades do órgão que tenha o setor de Protocolo: Gama, SIA, Taguatinga ou Sede. Contudo, o departamento afirmou que a análise dos processos, quando não se trata de casos de prioridade, é feita em ordem cronológica, e por isso não é possível estabelecer uma data para devolução, mas o valor a ser ressarcido é monetariamente corrigido.