Cidades

Saiba o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República

O horário de funcionamento das lojas de rua e dos shoppings ficará a critério dos donos dos estabelecimentos. Opções de lazer, como Zoológico e Jardim Botânico, recebem o público até as 17h

Agatha Gonzaga
postado em 15/11/2019 06:00
[FOTO1]O brasiliense poderá aproveitar o Dia da Proclamação da República para as compras de fim de ano. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), as lojas de rua e os shoppings abrem normalmente neste 15 de novembro. Os horários de funcionamento, entretanto, estão a critério dos donos dos estabelecimentos. A 40 dias do Natal, a expectativa é de que a população vá às compras.

Outra opção para aproveitar o feriado é visitar uma das atrações turísticas da cidade que estarão abertas ao público. O Zoológico estará aberto das 8h30 às 17h. E o Jardim Botânico, das 9h às 17h.

Quem precisar de serviços públicos, no entanto, deverá aguardar a próxima semana. Atendimentos como os do Na Hora, do Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não funcionarão nesta sexta-feira (15/11), assim como as agências do trabalhador e os bancos.

O que abre e o que fecha

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde, os ambulatórios, o Hemocentro e a Farmácia do Componente Especializado não atendem nesta sexta-feira (15/11). O Samu, as emergências hospitalares e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24h. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, permanecem com atendimento ininterrupto. As demais unidades, dos tipos I e II, ficam fechadas.

Segurança
A Defesa Civil funciona em esquema de plantão, com equipe de campo e emergências pelo 199. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil trabalham em escala de fim de semana. A Delegacia Eletrônica funciona normalmente (https://delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br).
Transporte
A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô/DF) começou a operar às 7h desta sexta-feira e estará aberta para receber a população até as 19h. Quem for utilizar ônibus deve ficar atento aos horários. Todas as linhas trabalham em escala de domingo.

Lazer
O Centro Cultural Três Poderes (Panteão, Espaço Lucio Costa e Museu da Cidade), o Complexo de Planaltina, o Memorial dos Povos Indígenas e o Espaço Renato Russo, além do Museu Nacional da República e o Catetinho, estão abertos ao público. Outros pontos culturais da cidade, como a Biblioteca Nacional, o Cine Brasília e o Espaço Oscar Niemeyer ficam fechados. O Zoológico de Brasília funciona nesta sexta-feira (15/11) das 8h30 às 17h, com ingressos a R$ 10 por pessoa. O Jardim Botânico também recebe a população, das 9h às 17h, com entrada a R$ 5.

Comércio
As lojas de rua e os shoppings abrem neste feriado, mas os horários ficam a critério de cada estabelecimento. As farmácias e os supermercados funcionam normalmente. Os bares e restaurantes também seguem abertos.

Serviços públicos
A maioria dos serviços públicos. como Na Hora, restaurantes comunitários, Detran, Ceasa e agências do trabalhador, não funcionarão neste feriado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação