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Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/11/2019 04:06
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Núcleo Bandeirante
Falta de assistência em UPA


Karine Bezerra, 34 anos, reclamou de um atendimento que recebeu na UPA do Núcleo Bandeirante. Ela contou que foi ao local no início de novembro para acompanhar o irmão, Thomaz, que sentia fortes dores por pedras na vesícula, e que passou por uma situação de descaso no local. ;Meu irmão foi ao banheiro, caiu no chão e não conseguia levantar por uma crise de dores. Ninguém da UPA o ajudou a levantar. Eu e a minha irmã que o colocamos em uma cadeira. Os atendentes falaram que não tinha como ele receber atendimento ali, e que deveríamos acionar o Samu;, contou. ;Cheguei a ligar para o atendimento móvel, mas eles falaram que não poderiam atender quem já está em um estabelecimento de saúde. Fomos ser atendidos na UPA só depois de uma hora de muita insistência; afirmou.

; Em resposta, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) informou que, no referido dia, três médicos estavam no plantão diurno. ;O paciente Thomaz Alex foi classificado e atendido prontamente, medicado e recebeu alta no mesmo dia. A gerência da UPA não foi informada sobre a situação relatada pela irmã do paciente.; O instituto afirmou ainda que os colaboradores das unidades de saúde são orientados a prestarem toda assistência devida e necessária aos pacientes e que não há registro de relatos da acompanhante, nem do próprio paciente, sobre queda.





Sudoeste
Demora no transporte


Maria Santa, 23 anos, reclamou da demora dos ônibus que saem da Rodoviária de Brasília para o Sudoeste. A moradora da Ocidental relatou já ter se atrasado no trabalho pela falta de cumprimento de horário da linha 152.2. ;Tem muito pouco ônibus. Costumo chegar às 10h e fico esperando. Quando algum já está saindo e eu perco, demora muito. Às vezes fico uma hora aqui;, afirmou.

; Em nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reconheceu o não cumprimento de algumas viagens da linha 152.2, e informou que a empresa foi multada em cada viagem que deixou de realizar. A pasta informou, ainda, que intensificará as fiscalizações em campo para verificar o cumprimento dos horários. O usuário que identificar uma irregularidade, é orientado pela Semob a denunciar na ouvidoria, pelo telefone 162, informando a linha, data e horário do ocorrido para que a pasta possa adotar as medidas administrativas necessárias.





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