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Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 17/11/2019 04:16
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Qualidade e renovação sempre

Celebrando 19 anos em 2019, o Taguatinga Shopping consolida-se como uma das principais referências de compras no Distrito Federal. O negócio tem público mensal de 1 milhão de pessoas, segundo a superintendente do empreendimento, Eliza Ferreira. ;Encerramos 2019 com faturamento anual acima de R$ 700 milhões, marca que supera os anos anteriores;, destaca.

Para ela, o resultado positivo é consequência de novas operações e bons investimentos, além da melhora da economia para o comércio em 2019. ;Foi um ano de muitas mudanças positivas, consequência de programas de incentivo à recuperação do crédito e adequação das finanças familiares depois de um longo período de baixo consumo;, argumenta. ;Recebemos novas marcas e elas contribuíram para o aumento da oferta de produtos aos nossos consumidores. Investimos R$ 7,5 milhões em piso, teto e banheiros, além de uma praça de alimentação repaginada;, complementa.

Com o impacto das compras de fim do ano, a expectativa é de aumento de 11% nas vendas em relação ao ano passado e de crescimento de tráfego de 8% em relação ao ano anterior. ;Em 2019, celebramos encontros com uma campanha especial e, no Natal, os esforços estão voltados para proporcionar uma experiência completa ao consumidor. Oferecemos opções de compras diversificadas, uma decoração alegre e interativa, além de celebrar a chegada do Papai Noel com um supershow;, ressalta Eliza.

Novidades

Em 2019, 18 lojas foram inauguradas no empreendimento, o que ampliou a oferta de serviços e produtos aos clientes. Os novos comércios são de 17 marcas nacionais ; quatro delas, do Distrito Federal ; e uma internacional. Entre os destaques estão o restaurante Rock & Ribs, uma rede brasileira de steakhouse inspirada no conceito de casual dining americano (com decoração caprichada, informalidade no atendimento e refeições para compartilhar); a Mega Store da Cacau Show, com mais de 220 m;; e a marca japonesa Miniso, que abre a primeira operação no Distrito Federal. ;Apostamos nessas grandes aquisições para agradar os mais diferentes gostos dos frequentadores do shopping e buscamos oferecer o que há de melhor para os nossos clientes que nos escolhem como local de lazer, compras e conveniência;, afirma Maíra Garcia, gerente de marketing.

Para 2020, Eliza explica que estão previstos mais investimentos para atrair novas lojas e acolher marcas com grande apelo de consumo, que contemplem a já diversificada oferta de serviços, entretenimento e compras. ;Em abril de 2020, haverá a inauguração da loja Magazine Luiza, que impulsionará as vendas do segmento, somando esforços aos excelentes resultados das Casas Bahia;, complementa.

Na estrutura, o foco estará nas instalações dos estacionamentos, com melhorias em sinalização, acessibilidade, paisagismo e segurança. ;Também estamos estudando um projeto para a instalação de uma academia e de um teatro;, adianta a superintendente.

Sustentabilidade

O Taguatinga Shopping vai além de um espaço de comércio. Eliza salienta que o centro de compras é o primeiro de todo o Distrito Federal a transformar lixo molhado em composto orgânico: ;A proposta do projeto Lixo Zero é fazer com que este material retorne à natureza de forma produtiva, adubando os jardins do próprio shopping. A iniciativa reduz, significativamente, o volume de lixo produzido que se acumularia nos lixões e aterros;. Eliza diz que, além dessa iniciativa, o óleo utilizado por restaurantes da praça de alimentação é tratado e retorna ao Taguatinga Shopping em forma de sabão para uso na lavagem e limpeza do local.

O Taguatinga Shopping conecta pessoas e propósitos por meio da plataforma TGS Solidário. Lançada em abril deste ano, a ideia reforça a rede de voluntariado incentivada pelo empreendimento desde 2017. ;A plataforma é um canal para oportunizar, por meio de uma ferramenta de tecnologia social on-line, que boas ações encontrem corações voluntários. Ela conecta quem quer ajudar a quem precisa de ajuda;, explica Eliza. Qualquer pessoa pode se cadastrar, informando o perfil, quanto tempo tem disponível, habilidades e causas com as quais se identifica. A superintendente destaca que, no primeiro ano, os resultados foram animadores: 75 ONGs cadastradas, mais de 750 voluntários inscritos e 12 mil horas de trabalho contabilizadas.


"Buscamos oferecer o que há de melhor para os nossos clientes
que nos escolhem como local de lazer, compras
e conveniência;

Maíra Garcia,
gerente de marketing


GENTE...



Marc e Yann Cunha , sócios da Stadt Cerverjaria

Para todos os bolsos e gostos


Fundada há 15 anos, a Stadt Cervejaria foi uma das pioneiras do conceito de brewpub na capital federal. ;O espaço foi criado pelo antigo proprietário, pai de um amigo nosso. Era um estilo novo à época. É um bar que possui fabricação de sua cerveja no próprio estabelecimento;, explica o sócio-administrador Marc Cunha. Ele conta que, em 2009, a produção da bebida expandiu e começou a ser feita em Luziânia (GO), fora do bar. Assim, a Stadt passou a contar com duas empresas distintas: o bar e a fábrica.

O outro sócio, Yann Cunha, afirma que, em 2015, ele e Marc adquiriram a fábrica e iniciaram um projeto de expansão da marca, com uma fábrica com o triplo da capacidade de produção da anterior, e com uma linha de garrafas. ;Até então, a Stadt era comercializada apenas em barris de chopp. Em 2016 fizemos um retrofit na logo, deixando-a mais clean, e passando a se chamar Stadt Cervejaria (o nome anterior era Stadt Bier). No ano seguinte, o antigo proprietário fechou o bar do SIG, na quadra 6, e abrimos um novo bar no SIG, na quadra 3, ao lado do Sudoeste;, complementa Yann.

A dupla de sócios conta que a intenção era trazer pessoas de fora do mundo das cervejas artesanais para conhecer esse universo sem precisar pagar muito caro. ;Além de torná-las acessíveis financeiramente, fizemos questão de que fossem de fácil aceitação ao paladar das pessoas que não estavam acostumadas com cervejas tão amargas, por exemplo. Nós temos uma variedade de estilos que agradam desde os iniciantes das artesanais aos mais experientes;, assegura Marc.

Eles concluem dizendo que acompanham a tendência dos consumidores, agora a clientela ficou mais exigente em relação às cervejas. ; Os clientes estão consumindo cada vez mais cervejas que eram inimagináveis há 15 anos. Há também uma boa perspectiva de crescimento do Brasil, estamos muito otimistas;, conclui Yann.


O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
Nós queríamos ter impacto e fazer diferença tanto para Brasília como para os brasilienses.

Que desafios enfrenta nos negócios?
A alta carga tributária, especialmente a de bebida, e a oscilação do dólar, pois compramos muitos insumos importados, assim como a burocracia. A qual tarefa dedica a maior parte do tempo na gestão?
Eu (Marc), ao financeiro e controladoria e o Yann, à parte operacional.

Qual é o público-alvo do seu produto ou serviço e quais qualidades
valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de trabalho?
Nosso público-alvo são pessoas de 18 a 45 anos, abertas a novas experiências. Valorizamos pessoas que são dedicadas e esforçadas, detalhistas e que tenham espírito de equipe, almejando crescer juntas.

Como mantém o grupo motivado?
Sempre nos reunimos, escutamos as demandas de todas as áreas e tentamos atender sempre que podemos. Críticas construtivas de qualquer um são mais que bem-vindas. Ninguém cresce sozinho.

Como se prepara para evitar erros na operação?
Nós planejamos, colocamos em prática, verificamos se estava de acordo com o planejado e corrigimos, quando necessário.


SEMINÁRIO



Correio debate desafios do país

Desafios para 2020 ; O Brasil que nos aguarda é o tema da próxima edição do Correio Debate, que ocorre na terça-feira, 26 de novembro, das 14h às 19h. A ideia principal do evento, promovido pelo Correio Braziliense, é proporcionar discussões que coloquem em pauta os principais desafios para o país crescer em 2020, com uma abordagem que busque soluções e aponte alternativas.

Em um formato lúdico, com painéis de discussão, serão apresentados os assuntos mais relevantes relacionados ao tema, reunindo nomes de expressão em várias áreas, autoridades governamentais, entidades empresariais, acadêmicos, especialistas e formadores de opinião em geral. Para introduzir e aquecer o tema na sociedade, o assunto será pauta de material produzido pelo Correio nas semanas anteriores ao evento.

Estarão entre os presentes o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida; o diretor executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado, Felipe Salto; o professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Naércio Menezes; a advogada e economista, Elena Landau; o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Gonçalves, e o auditor federal de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia, Alex Fabiane.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/ desafios2020/. As vagas são limitadas. O projeto ainda está em comercialização e empresas interessadas em patrocinar o debate podem entrar em contato com o departamento comercial pelo 3214-1339 ou pelo e-mail comercial.df@dabr.com.br.

Serviço
Correio Debate ; Desafios para 2020 ; O Brasil que nos aguarda 26 de novembro de 2019. Das 14h às 19h, no Auditório do Correio Braziliense (SIG, Quadra 2). Inscrições podem ser feitas em https://www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/desafios2020


NOTAS...

Reajuste salarial
A correção do salário mínimo, em 2020, pode ser mais baixa do que o previsto inicialmente por causa da queda na inflação. O Ministério da Economia revisou a estimativa oficial para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 3,67% para 3,26%. Segundo a área econômica do governo, a intenção é de que a correção do salário mínimo no próximo ano tenha por base apenas a variação da inflação registrada em 2019, com base no INPC. A última previsão oficial do governo era de que o valor, em 2020, fosse corrigido para R$ 1.039. Com as novas estimativas, porém, o cálculo seria atualizado para R$ 1.030,53. Ainda assim, 2020 será possivelmente o primeiro ano em que o salário mínimo ultrapassará os R$ 1 mil. As correções são feitas em janeiro de cada ano.


Resultados positivos
A receita média diária de exportações brasileiras de café nos primeiros dez dias de novembro foi 11,7% superior no comparativo com o mesmo período do mês anterior. O número total, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foi de US$ 20,254 milhões, neste mês, contra US$ 18,138 milhões em outubro. Até 10 de novembro, foram 911,9 mil sacas de 60 quilos, segundo a Secex. A média diária é de 152 mil sacas, com receita de U$ 113,5 milhões e o preço médio de U$ 124,40 por saca. No mês passado inteiro, segundo os dados do órgão, as exportações foram de 3,148 milhões de sacas.




Faturamento em queda
O faturamento em dólar de produtos do agronegócio exportado pelo Brasil caiu 4% em 2018. Foram US$ 72 bilhões, de janeiro a setembro de 2019, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP (Cepea). Esse resultado, segundo pesquisadores do Cepea, deve-se à queda nos preços médios pagos pelos produtos do agronegócio embarcados. Em Real, o faturamento apresentou baixa ainda mais expressiva, de 15%, isso foi motivado pelo declínio dos preços em dólar e da valorização da moeda brasileira. Apesar da queda no faturamento, o volume de produtos de agronegócio exportado pelo Brasil cresceu 6%. O aumento foi puxado pelo crescimento nas vendas de carnes, milho (foto), algodão, etanol e café.


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