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Inicialmente marcada para Santiago, decisão da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, foi transferida para Lima, no Peru. Alteração trouxe dúvidas a torcedores que estavam com ingressos, passagens e hospedagem comprados

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/11/2019 04:16
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A final mudou... E agora?


A crise social enfrentada pelo Chile, e a segurança dos jogadores, público e delegação fizeram com que a sede da final da Libertadores 2019, entre Flamengo e River Plate, fosse transferida de Santiago para Lima, no Peru. A escolha do novo palco se apoia nas garantias de segurança que o país ofereceu. A decisão foi tomada após reunião na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com representantes dos dois clubes e das federações nacionais do Brasil, da Argentina e do Chile.

Com a confirmação da mudança de local, dúvidas quanto às passagens aéreas surgiram para os torcedores que já haviam comprado os ingressos e feito reservas. O comunicador Tácido Rodrigues Tarante, 25 anos, conta que conseguiu se prevenir. Após garantir os bilhetes para a final, ficou de olho nas notícias e descobriu que haveria essa reunião. ;Eu esperei pra não correr risco. Não comprei as passagens, nem reservei a hospedagem. Depois disso, soube da transferência de local, e aí sim fui buscar o que faltava;, afirma.

Na avaliação de Tácido, a mudança gera incertezas, mas foi necessária: ;Seria um risco para todos que estariam envolvidos no jogo. O Chile realmente estava sem condições de receber a final;. Para ele, um dos problemas que podem ser enfrentados pelos torcedores é a organização. ;No meu caso, não houve tanto problema para achar solução, mas agora tem a questão da logística, tanto para os brasileiros quanto para os argentinos que vão ter times finalistas. Vai ser um pouco mais complicado, até porque muitos já haviam se organizado para a viagem ao Chile;, acrescenta.

Mas o que o consumidor deve fazer caso se sinta lesado com a mudança? Para Welder Rodrigues Lima, advogado especialista em direito do consumidor, a transferência do local da partida configura uma alteração da oferta apresentada ao consumidor no momento da compra do ingresso. O primeiro passo deve ser procurar o vendedor do ingresso, hotel ou companhia aérea para uma solução consensual. ;Segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente poderá, neste caso, à sua livre escolha, aceitar o ingresso para o novo local da partida ou exigir a restituição do valor pago;, explica.

Passagens aéreas

Os torcedores têm o direito de desistir da compra, sendo restituídos na totalidade, se a compra for realizada por telefone ou internet, em um prazo de sete dias, conforme norma do artigo 49 do CDC. Caso a compra da passagem tenha sido realizada presencialmente, ou caso já tenha transcorrido o prazo de arrependimento, a companhia aérea não é obrigada a aceitar a devolução sem ônus, podendo cobrar uma multa de até 5%.

De acordo com o advogado Welder Rodrigues, a alteração do destino da passagem poderá ser realizada no caso de a companhia aérea operar voos para o novo destino, Lima, providenciando-se a compensação da diferença de preços entre os dois destinos. ;Poderá ser cobrada taxa de remarcação, mas não poderá ser superior a 10% do valor da passagem inicialmente adquirida;, ressalta.

Procurada pela reportagem, a Latam Airlines informa que, apesar de ser uma situação alheia à companhia, a empresa não está medindo esforços para minimizar o impacto da mudança da sede. ;As alternativas que a companhia oferece neste momento aos clientes que tenham adquirido suas passagens com origem ou destino em Santiago, entre 18 e 25 de novembro de 2019, e que possuam ingresso oficial para a final da Copa Libertadores são a alteração de destino a Lima sem multa e sujeita a diferenças tarifárias, respeitando as datas da viagem original; ou reembolso da passagem não utilizada sem multa;, explica. Para mais informações, a empresa diz que os passageiros podem consultar a Central de Atendimento da Latam, ou procurar as lojas físicas da companhia.

Há ainda os casos de quem não havia comprado passagem e, agora, se depara com preços elevados, o que, de acordo com Welder, pode ser enquadrado no artigo 39 do CDC, que trata sobre exigir vantagem abusiva. ;É uma prática constante que costuma ser considerada de mercado, mas, aos olhos da legislação, é abusiva. Há uma grande procura, aí os preços aumentam. Isso é tirar proveito da necessidade das pessoas;, pontua. Nessas situações, o consumidor tem duas alternativas: ;Ele pode comprar, guardar o valor que foi pago, comparar com valores anteriores e posteriores à data e fazer uma reclamação judicial para ser ressarcido. Outra opção é uma alternativa administrativa, que é procurar o Procon;.

Ingressos

Sobre os ingressos, o advogado diz que o consumidor tem o direito de receber entradas para o novo local da partida, sem custo adicional, ou ser restituído do valor pago. Segundo Welder, isso é garantido no artigo 32 do CDC: ;Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto;.

Os torcedores que adquiriram ingressos para a partida em Santiago tiveram a compra automaticamente cancelada e os valores pagos foram estornados. Em nota, a Conmebol divulgou que emitiu um novo código para os aficionados, que lhes deu direito de preferência de compra durante 72 horas.


Retirada de bilhetes
Há opção de entregas dos ingressos em Brasília, até quinta-feira.

; Endereço: Loja Eventim ; SCN Quadra 5, Bloco A, 2; Subsolo, Brasília Shopping
; Horários de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e Feriados, das 13h às 19h.



; Maldi odontologia Ofensa gratuita
; Isabela Lima - Taguatinga


A leitora Isabela Lima reclamou de falta de respeito durante um atendimento odontológico de emergência. ;Em 2 de novembro, precisei de um atendimento de urgência e procurei uma clínica 24 horas. Encontrei a Maldi Odontologia, fui ao local para a consulta e tive um péssimo atendimento. A doutora estava sentada no chão, pegou em dinheiro e nem a assepsia das mãos foi feita. Após análise médica, a mesma fez um orçamento de R$ 600 para uma pulpectomia, falei que iria procurar outras clínicas para orçamento. Como tenho convênio, solicitei por e-mail a nota fiscal para reembolso da consulta e raio x, recebi a nota fiscal sem descrição e com forma de pagamento diferente. Como o convênio é rigoroso, solicitei um relatório para anexar à nota fiscal, e, para minha surpresa, recebi o relatório médico renomeado com ofensa;, relatou.


Resposta da empresa
A Maldi Odontologia informou que uma de suas ex-funcionárias estava fazendo teste para estágio. A empresa entrou em contato com a reclamante e as dúvidas foram esclarecidas. Ainda conforme a empresa, a dentista e a funcionária foram afastadas.


Comentário da leitora
;Da forma que recebi, encaminhei ao convênio e só observei a falta de respeito depois da confirmação de recebimento por parte do convênio, o que me deixou muito envergonhada e frustrada com tamanha falta de profissionalismo.;


; Concessionária Naju Ressarcimento esquecido
; Mourão Neto - Asa Sul

O leitor Mourão Neto comprou uma picape na concessionária Naju. Ao notar problemas no veículo, recorreu à loja para fazer os reparos. Segundo ele, os quatro pneus estavam deformados e o câmbio automático apresentava uma estranha trepidação. Como faltava menos de um mês para a garantia do veículo acabar, resolveu se apressar. Entrou em contato com o setor de garantia e foi orientado a fazer a troca dos pneus, com a garantia de que depois seria ressarcido. Porém, após comprar os pneus, o pedido de ressarcimento foi rapidamente negado. ;O pior é que eles alegam que não é necessário deixar o carro na oficina porque já pediram a peça. Isso fez com que eu fosse e voltasse várias vezes ao local, mas eles nunca dão previsão ou resposta.;

Resposta da empresa
A concessionária informou que entrou em contato com um distribuidor ;que deu uma cortesia no reparo do câmbio para o cliente;.

Comentário do leitor
;Coincidentemente, me ligaram da empresa solicitando que eu levasse o veículo à oficina para finalmente continuarem a troca do reparo do câmbio do veículo. Levei o carro e aguardo que o façam desta vez.;

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