Publicidade

Correio Braziliense

Denúncias de racismo aumentaram 72% no DF, aponta MPDFT

''Preto safado'', ''macaco'' e ''negro incompetente'' estão entre as ofensas mais ouvidas pela população negra no Distrito Federal


postado em 18/11/2019 21:14 / atualizado em 18/11/2019 21:41

De janeiro a 21 de outubro deste ano, o MPDFT ofereceu 58 denúncias por racismo e injúria(foto: Amaro Júnior/CB/D.A Press)
De janeiro a 21 de outubro deste ano, o MPDFT ofereceu 58 denúncias por racismo e injúria (foto: Amaro Júnior/CB/D.A Press)
O dia 20 de novembro se aproxima e chama a atenção para uma luta universal por respeito, reconhecimento e igualdade, através da Consciência Negra. A data, celebrada nesta quarta-feira, no entanto, também marca uma série de distanciamentos e contradições entre seu título e o comportamento da população no Distrito Federal. É que o número de denúncias ligadas ao racismo e à injúria, oferecidas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), cresceu 72% entre 2017 e 2018.
 
O órgão ajuizou 95 denúncias relacionadas ao tema em 2018, contra 55 acusações, no ano anterior. Ofensas como “preto safado”, “macaco” e “negro incompetente” estão entre as mais ouvidas pela população negra no DF. Já em relação ao número de arquivamentos dos casos, houve uma queda de 185 pra 154 no mesmo período. De acordo com o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) do MPDFT, as investigações realizadas pela Polícia Civil (PCDF) nos casos de crimes ligados a raça e cor também aumentaram em 7,45%, entre 2017 e 2018.
 
De janeiro a 21 de outubro deste ano, o MPDFT ofereceu 58 denúncias por crimes desta natureza. Segundo o órgão, os números não traduzem, necessariamente, um aumento nos casos de racismo e, sim, uma consciência maior da população sobre o tema. Ainda de acordo com o MPDFT, a prática de mais de um crime é comum, nestes casos. Entre eles: ameaça, injúria simples e violência doméstica. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade